A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) bateu, pelo segundo mês consecutivo, o recorde mensal de emissão de certificados digitais. Com os 6.692 certificados emitidos em julho deste ano, a entidade chega ao total de 114.781 certificados entregues aos advogados, fazendo com que 15,74% da advocacia nacional esteja apta a atuar no processo eletrônico. No mês de junho haviam sido entregues 5.951 certificados aos profissionais da advocacia.
As estatísticas foram repassadas na quarta-feira (29) ao presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, pelo presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística do Conselho Federal da OAB, o conselheiro federal pelo Maranhão José Guilherme Zagallo.
O destaque do mês vai para Sergipe. O Estado emitiu 373 novos certificados em julho último, passando a integrar o grupo das dez Seccionais com mais de 20% dos advogados com certificação digital.
Para José Guilherme Zagallo, a entidade vem caminhando bem na meta tida por ideal, que é a certificação, nos próximos anos, de 250 mil advogados, profissionais que estarão aptos a peticionar de forma online e operar plenamente com o Processo Judicial Eletrônico (PJE). Além dos certificados emitidos pela OAB há outros 30 mil emitidos pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), sobretudo em São Paulo.
Fonte: Conselho Federal