OAB chega aos 84 anos. Mas pode comemorar como se fosse o primeiro

 

São 84 anos de trabalho pela valorização dos advogados, da advocacia e da sociedade. Uma trajetória que só foi possível graças à união de todos em torno da nossa entidade. Ao longo do tempo, aqueles 127 pioneiros – entre eles, apenas uma mulher e sete acadêmicos – transformaram-se em quase 56 mil advogados e advogadas paranaenses. Na mente dos fundadores havia o sonho da sede própria e da expansão da Ordem para todos os cantos do território estadual. Mais tarde, ambos foram possíveis: da primeira sede adquirida no Edifício Maringá ao amplo prédio no bairro do Ahú; da pequena seccional sediada apenas na capital às 47 subseções espalhadas pelo Paraná, das quais 45 em edificações próprias.  

A OAB Paraná que todos construímos é uma instituição vigorosa, que não descansa na exigência das prerrogativas profissionais, no fortalecimento da profissão, na fiscalização do poder público e na defesa da Constituição Federal.

O orgulho em dirigir a nossa OAB Paraná tem muitas razões. A principal delas é estarmos sempre  nos renovando, fazendo de cada dia como se fosse o primeiro. Assim chegamos aos 84 anos. E assim ultrapassaremos quantos forem necessários para valorizar e proteger os advogados e advogadas paranaenses.

A Diretoria

Em 15 de fevereiro de 1932, realizou-se no edifício do Orfeão da Escola Normal Secundária, em Curitiba, sob a presidência do advogado Arthur Ferreira dos Santos (que, na ocasião, presidia ao Instituto dos Advogados do Paraná) a sessão de posse dos membros do primeiro Conselho da OAB Paraná. O livro de Atas nº1 registra, com redação do advogado Carlos Araújo de Britto Pereira, a posse do primeiro Conselho e a eleição da Diretoria provisória. Integravam o Conselho: João Pamphilo Velloso de Assumpção, Marcellino José Nogueira Júnior, Manoel Vieira Barreto de Alencar, Marins Alves de Camargo, João Carlos Hartley Gutierrez, Benjamin Baptista Lins de Albuquerque, Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, Hostílio César de Souza Araújo, Arthur Ferreira dos Santos, Alcy Demilicamps, e Carlos Araújo de Britto Pereira. Formavam a diretoria provisória: João Pamphilo Velloso de Assumpção, presidente; Carlos Araújo de Britto Pereira, secretário; e Alcy Demilicamps, tesoureiro. João Pamphilo Velloso de Assumpção, se tornou o primeiro presidente da Seccional, no período de 1932-1937.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     (trecho no livro 80 Anos da OAB Paraná)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *