OAB conhece projeto de instalação de Varas do Trabalho Digitais

O Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região deve inaugurar a partir de agosto três Varas do Trabalho Digitais. Elas funcionarão de modo integralmente informatizado, com processos eletrônicos que eliminarão a tramitação em papel. O sistema foi apresentado nesta quinta-feira (30) à OAB Paraná e diretores de outras instituições que representam advogados.

A previsão é de que a 21.ª Vara do Trabalho Digital seja implantada em 24 de agosto. Os primeiros processos devem ser distribuídos para a nova vara no dia 23. As petições iniciais que forem destinadas à 21.ª Vara, ainda em papel, serão digitalizadas e o documento devolvido ao advogado. No dia 30 de setembro, o TRT prevê a instalação da 22.ª e 23.ª Varas Digitais.

Segundo o secretário-geral adjunto da OAB Paraná, Aramis de Souza Silveira, a adoção dos processos digitais, embora possa provocar uma certa resistência no início, é inevitável. “A OAB estará atenta à implantação do sistema e há uma disposição do Tribunal de ouvir os advogados e aprimorar o projeto”, afirma o diretor.

O sistema foi apresentado pelo presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9.ª Região (Amatra), Bráulio Gabriel Gusmão, na presença dos desembargadores do TRT Sérgio Murilo Rodrigues Lemos e Ubirajara Carlos Mendes. Além do advogado Aramis de Souza Silveira, também participaram da reunião o conselheiro estadual da OAB Oderci José Bega, o também conselheiro da OAB Paraná e presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, José Lúcio Glomb, o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, Marco Antônio César Villatore, e o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Ivo Harry Celli Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão