OAB e Defensoria Pública firmam parceria para atendimento prioritário a pacientes com câncer de mama

 

A OAB Paraná, a Defensoria Pública e a Associação das Amigas da Mama firmaram parceria para que pacientes com câncer de mama em situação de vulnerabilidade econômica possam ser atendidas de forma prioritária pelos Defensores do Estado. Os detalhes da iniciativa foram discutidos nesta semana em reunião entre a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Daniela Ballão Ernlund, o defensor-geral do Estado do Paraná, Sérgio Rodrigues Parigot de Souza, o subdefensor público-geral, Eduardo Pião Ortiz Abraão, as advogadas Rafaela Lupion e Ana Luíza Manzochi, e a vice-presidente da Associação Amigas da Mama, Heliana Mendes.

 “O objetivo desta reunião foi organizar um protocolo de encaminhamento à Defensoria de acordo com a necessidade peculiar destas pacientes”, explica a presidente da comissão, Daniela Ballão. Ainda durante a reunião, as advogadas entregaram exemplares das cartilhas com os direitos das pacientes com câncer preparadas pela comissão.

A vice-presidente da Associação Amigas da Mama afirmou que é procurada por muitas jovens com suspeita de câncer e que não conseguem fazer o exame de mamografia pois os postos de saúde têm como protocolo apenas oferecer este exame a Mulheres com mais de 40 anos. Nestas situações estas jovens que não conseguem pagar o exame em clínicas particulares precisam se valer de assistência judiciária gratuita e que por falta de informação acabam não buscando a Defensoria Pública do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *