Cerca 100 advogados de todas as regiões do Paraná participaram do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB, aberto na noite de sexta-feira (21), na sede da OAB Toledo. A inserção dos advogados na era digital foi o tema central da abertura do encontro. O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, apresentou aos advogados informações sobre a certificação digital oferecida pela instituição e sobre a implantação do processo eletrônico nas diferentes esferas do Poder Judiciário.
Segundo Ophir Cavalcante Júnior, os estados do Sul e Sudeste do Brasil são os mais avançados na implantação do processo eletrônico. “O nosso dever é preparar o advogado para este novo momento”, afirma. A substituição dos processos em papel por arquivos eletrônicos obriga os profissionais da advocacia a se adaptar a uma nova tecnologia, que é a da certificação digital.
Em setembro, a Ordem dos Advogados do Brasil recebeu autorização para atuar como Autoridade Certificadora (AC). Na prática, isso significa que a entidade está fornecendo aos advogados inscritos todas as ferramentas necessárias para emitir as assinaturas digitais com o nível máximo de segurança. “Vamos mostrar aos advogados que trabalhar com o certificado digital é tão seguro quanto com o papel”, diz Cavalcante Júnior.
No Paraná, a OAB já está fornecendo um ponto de certificação, na sede da Seccional, em Curitiba. Em breve, outros pontos serão instalados nas principais cidades do estado. A empresa responsável pelo registro das assinaturas digitais trouxe a Toledo a estrutura necessária para que todos os presidentes de subseções gravem o certificado no chip eletrônico da carteira profissional. “É um processo irreversível”, afirma Alberto de Paula Machado, presidente da OAB Paraná. “Estamos caminhando a passos largos em direção à eliminação dos processos físicos. E o Conselho Federal obteve todo o aparato necessário para a inclusão dos advogados na era digital.”
