OAB Paraná aposta em novas varas judiciais para agilizar justiça estadual

Os resultados da pesquisa Justiça em Números 2008, divulgado pela Conselho Nacional de Justiça (clique para ler), apontou uma sobrecarga na Justiça Estadual. Em entrevista para edição desta quarta-feira (3) do jornal Gazeta do Povo, o  presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, disse que aposta na instalação de novas varas judiciais e contratação de mais pessoal para resolver o problema na Justiça Estadual.

Confira a íntegra da entrevista:

OAB aposta na estatização dos cartórios

O presidente da seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Alberto de Paula Machado, aposta que o gargalo da Justiça Estadual do Paraná será eliminado com a instalação de novas varas judiciais e a contratação de mais pessoal por meio de concurso público, o que deve ocorrer nos próximos dois meses. Com mais servidores, diz ele, o Tribunal de Justiça (TJ) terá condições de efetivar a estatização dos cartórios, o que foi determinado pela Constituição Federal de 1988. “A estatização e o concurso público serão os passos mais significativos da Justiça Estadual em 20 anos, com certeza.”
Atualmente, o Paraná conta com 451 cartórios, dos quais 230 são estatais e 220, privados. A tendência, com a estatização, é que a Justiça ganhe em agilidade pois os particulares não têm sistemas uniformizados, por exemplo.
Segundo Machado, o congestionamento de processos decorre da falta de investimentos. Segundo ele, é preciso ampliar o número de varas e de juízes na primeira instância – o que também já está previsto em lei. “Os investimentos precisam ser canalizados para a primeira instância, pois ela é a porta de entrada, é por onde o cidadão ingressa para fazer valer seus direitos.”

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *