OAB Paraná atualiza cartilhas sobre o golpe do falso advogado

A OAB Paraná, por meio da Comissão de Inteligência contra o Golpe do Falso Advogado, divulga uma versão atualizada das cartilhas de orientação sobre o tema. A comissão foi criada há um ano para prevenir o crime e atuar junto às autoridades na resolução dos casos que já ocorreram. Na frente de prevenção, foram elaboradas duas cartilhas. Uma é a CARTILHA VOLTADA À SOCIEDADE em geral e A outra é a CARTILHA PARA A ADVOCACIA.

“Aqui na OAB Paraná tratamos isso com o máximo rigor, por isso a atenção ao tema e a permanente atualização das orientações”, destaca o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira.

Em uma das práticas mais comuns nesse tipo de crime, os golpistas utilizam nomes e imagens de advogados ou escritórios para ludibriar os clientes, que acabam fazendo depósitos supostamente necessários para ganhar a ação judicial ou liberar pagamentos.

Apesar de não ter poder de polícia, a seccional tem atuado junto às autoridades policiais para que as investigações relacionadas a esse tipo de golpe avancem com celeridade. Com a colaboração da OAB Paraná nas investigações, as Polícia Civil do estado, em parceria com a do Ceará, prendeu uma quadrilha de suspeitos de estelionato.