A OAB Paraná cumpriu desagravo público nesta terça-feira (17/12) em solidariedade à advogada Keylla Renata Pimentel de Oliveira. Ela passou por constrangimentos no exercício da profissão por conduta dos gerentes Anderson Luiz de Souza e Rosemara ao representar um cliente na Caixa Econômica Federal de São José dos Pinhais.
O ato público, realizado em frente à Caixa Econômica onde a violação de prerrogativas ocorreu, contou com as presenças do presidente da OAB São José dos Pinhais, Fabiano Rosa; da procuradora-chefe do Setor de Prerrogativas da OAB Paraná, Karla Vicenzi; do vice-presidente da OAB São José dos Pinhais, Fernando Firmino; do presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da Subseção, Willians Fernandes, e colegas de profissão que se somaram ao ato em solidariedade à advogada.
Na nota de desagravo, a OAB Paraná manifestou “a solidariedade da classe à advogada ofendida, que foi interpelada com descaso e recebeu tratamento grosseiro e desrespeitoso na agência, ocasião que os mencionados gerentes colocaram em questão os poderem de mando a ela conferidos pelo cliente que representava”.
A OAB Paraná frisou ainda que “repele qualquer tentativa que implique em tratamento incompatível à dignidade da advocacia e que viole o dever de urbanidade, respeito e os direitos assegurados pelos artigos 7º e 7º A da Lei Federal nº 8906/94”.
A seccional também repudiou as condutas dos gerentes bancários, que ofenderam a dignidade profissional da advogada ao intentarem obstar seu livre exercício da advocacia, e alertou que não se curvará diante de ofensas às prerrogativas da advocacia, porque elas pertencem ao cidadão, que fala por meio da voz do advogado e da advogada.