A OAB Paraná instalou nesta segunda-feira (4/4) a Comissão de Direitos Humanos da seccional, nomeando presidente o conselheiro estadual Alexandre Salomão, que este ano completa 13 anos de advocacia. No ano passado o profissional foi chamado pelos trabalhadores da educação pública do Paraná para registrar as manifestações ocorridas diante da Assembleia Legislativa do estado nos últimos dias de abril. Sua atuação mereceu um voto de elogio concedido pelo Conselho Pleno da Seccional a 8 de maio.
Por ser permanente, a Comissão de Direitos Humanos é sempre presidida por um conselheiro estadual. “A Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB PR se notabiliza pela sua importância na própria sociedade. Tem em sua história importantes lutas e conquistas para que haja efetivo respeito aos direitos humanos, muitas vezes violados e ignorados. A Comissão de Direitos Humanos terá o papel de estabelecer um trabalho conectado com todas as 47 subseções e promover um amplo e plural debate sobre o tema, de forma a criar uma Comissão que seja integrada para agir sempre que houver violação. A diretoria da OAB PR reconhece os avanços alcançados na gestão anterior e que devem servir de exemplo para aqueles que formaram a nova Comissão de Direitos Humanos. Muito trabalho pela frente”, afirmou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, enaltecendo o trabalho desenvolvido na gestão do presidente José Carlos Cal Garcia.
"Temos um desafio pela frente, principalmente em face do trabalho feito por Cal Garcia e pela Melina Fachin na gestão anterior. Vamos reestruturar a comissão com novas atribuições e contamos com o apoio daqueles que desejam tomar parte da comissão”, diz Salomão.
Na mesma portaria, a advogada Lúcia Maria Beloni Correa Dias foi nomeada membro consultivo da comissão. Nas últimas gestões, Lúcia presidiu a Comissão de Estabelecimentos Prisionais da OAB Paraná.