OAB Paraná ganha nova sede no bairro Ahú, em Curitiba
A seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil passa a funcionar a partir do dia 1.º de agosto em sua nova sede, no bairro Ahú, em Curitiba. A solenidade de inauguração foi realizada na noite da última quarta-feira (19), com a presença de autoridades, representantes do Conselho Federal, de seccionais de outros estados e de subseções, conselheiros e dirigentes da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados.
A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras pelo presidente nacional da OAB, Roberto Busato, pelo presidente da OAB Paraná, Manoel Antonio de Oliveira Franco, e pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Mauricio Sagboni Montanha Teixeira. Em seguida, houve o descerramento da placa em homenagem ao ex-presidente Francisco Accioly Neto, que dá nome à nova sede.
Na sessão solene de inauguração, realizada no auditório, o presidente da OAB Paraná disse que a advocacia paranaense ganha uma feição física compatível com a sua grandeza, tradição e história. É com muito orgulho que o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil entrega aos advogados do nosso estado e à comunidade paranaense a sua nova sede própria. A firme decisão da diretoria e do Conselho Seccional permitiu concretizar a obra e realizar o sonho. Aqui instalaremos uma infra-estrutura de apoio às atividades de todos os advogados que transitarem pelos fóruns e tribunais de Curitiba, afirmou.
Para o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, o espaço transcende a categoria. É uma casa aberta à população para a defesa dos interesses da cidadania paranaense, disse. Em seu discurso, Busato também abordou a questão do envolvimento de advogados em crime éticos e de conduta no exercício da profissão e defendeu mais rigor e agilidade na aplicação de penas pela OAB. O que estiver fora da ética, da lei e da decência não é advocacia. É banditismo e como tal deve ser tratado, enfatizou.
A sessão solene de inauguração, realizada no auditório, contou também com a presença do secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Jair Ramos Braga, representando o governador do Paraná, o presidente do Tribunal de Justiça, Tadeu marino Loyola Costa, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Wanda Santi Cardoso, o vice-presidente do Tribunal Regional da 4ª Região, Amaury Chaves de Athayde, o presidente do Tribunal de Contas, Heinz Georg Herwig, o procurador geral do município de Curitiba, Ivan Bonilha, e do presidente da Secional do Rio de Janeiro e coordenador nacional do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, Octávio Augusto Brandão Gomes.
O novo espaço, de quase cinco mil metros quadrados de área construída, foi concebido para reunir todos os serviços e departamentos da OAB, a Escola Superior de Advocacia, a Caixa de Assistência e o Instituto dos Advogados do Paraná. Com um custo total de R$ 5 milhões, a obra foi realizada com recursos próprios da instituição. É um obra feita com 100% de recursos dos advogados paranaenses. Não recebemos qualquer tipo de doação, assim como não houve comprometimento financeiro com terceiros, destaca o presidente Manoel Antonio de Oliveira Franco. Segundo ele, essa receita foi obtida por meio de um rigoroso processo de contenção de despesas e de recuperação da inadimplência. O presidente da Seccional informou que a partir do dia 15 de agosto divulgará a prestação de contas da obra.