OAB Paraná implantará Portal da Transparência institucional

 

 Tendo em vista o trabalho de fiscalização dos portais da transparência iniciado com o movimento “De olho na Transparência”, a OAB Paraná implantará o Portal da Transparência institucional, um canal por meio do qual os advogados e cidadãos poderão acompanhar as demonstrações financeiras da Seccional. Embora a OAB não seja obrigada por lei a divulgar os gastos por ser uma autarquia, nem estar sujeita  à fiscalização do Tribunal de Contas, a diretoria deliberou pela iniciativa com o objetivo de dar efetividade à Lei da Transparência e à Lei do Acesso à Informação.

 A implantação da transparência nas contas da OAB é coordenada pelo diretor tesoureiro da Seccional, Oderci José Bega. Num primeiro momento serão divulgadas as demonstrações financeiras, os resultados e o cumprimento do orçamento, visando atingir um nível de transparência com informações de gastos, natureza das despesas, discriminação das receitas, detalhes do compartilhamento da arrecadação com o CFOAB, a CAA/PR, Fundo Cultural, folha de pagamento, número de funcionários, gastos e receitas de subseções. O projeto terá continuidade com o detalhamento das rubricas das despesas e receitas,  o que deverá acontecer em até quarenta e cinco dias.

 “As contas da OAB são auditadas trimestralmente por uma auditoria  externa. Além disso, as demonstrações financeiras também são apreciadas pelo Conselho Seccional e pelo Conselho Federal. Não obstante isso queremos também que os advogados tenham acesso pleno as demonstração financeiras da OAB, por meio do Portal da Transparência institucional”, explica Bega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *