Os painéis de Poty Lazzarotto que passam a fazer parte do acervo da OAB Paraná foram inaugurados na tarde desta quinta-feira (17), numa cerimônia que contou com a presença de diretores, advogados e familiares do artista. Os desenhos foram doados pelo irmão de Poty, João Geraldo Lazzarotto, e aplicados em azulejo pelos artistas plásticos Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli.
O presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, disse que Poty Lazzarotto foi um dos mais importantes artistas brasileiros e que para a instituição é uma honra resguardar exemplares da sua obra. João Lazzarotto enalteceu a iniciativa da Ordem para difundir o trabalho de Poty. “A OAB deixa uma marca de arte para o futuro, o que engrandece Curitiba e o Paraná”, afirmou.
A execução das obras foi uma iniciativa da Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná. O presidente da comissão, Luiz Gustavo Vardânega Vidal, disse que a entrega dos painéis encerra com “chave de ouro” as atividades da comissão este ano. “Contamos com uma equipe empenhada, mas devemos muito ao apoio da diretoria da Ordem, que nos deu autonomia para desenvolver nosso trabalho”, disse.
Um dos painéis, de 3m x 3m, foi instalado na recepção da OAB Paraná. Trata-se de uma imagem de “Themis”, a deusa da Justiça. O outro mural, de 3m x 3,40, foi colocado no segundo andar do prédio, e reproduz um dos desenhos da série “Xingu”.