A publicação relata trechos da infância, adolescência e da carreira do advogado, que teve seus direitos cassados pelo regime militar. Cecília Maria Vieira Helm narra as injustiças cometidas contra Vieira Netto na década de 1960 e das lições de vida transmitidas pelo humanista. “Com a publicação desta obra, penso estar cumprindo o dever de tornar pública a vida e o trabalho do grande mestre, meu pai, Vieira Netto”, diz Cecília em trecho do livro.
A obra traz depoimentos de advogados, desembargadores e professores universitários, que enaltecem o legado do trabalho e da obra de Vieira Netto. O jurista René Ariel Dotti assina o prefácio do livro. “A memória de Vieira Netto tem me acompanhado há muito anos, nos momentos de sombra e de luz da vida profissional. Nas várias matizes de sua existência terrena, encontram-se o político, o intelectual, o parlamentar, o jurista, o professor e o advogado”, afirma Dotti.
Com quatro capítulos, o livro traz pensamentos e discursos do jurista, além de depoimentos de nomes como Newton José de Sisti, Luiz Edson Fachin, Antonio Acir Breda, Eduardo Rocha Virmond, George Bueno Gomm, Paulo Roberto Hapner, Munir Karam, Carlos Eduardo Hapner, Edgar Luiz Cavalcanti e Albuquerque, Leo de Almeida Neves, Carlos Eduardo Vieira, Ruth Diettrich Vieira e Ricardo Helm Vieira.