Uma das propostas que a OAB Paraná está levando à Conferência Nacional dos Advogados, em Natal, é a implantação da Agenda 21 em todas as seccionais e no Conselho Federal, a exemplo do que foi instituído no Paraná. A Seccional paranaense criou o seu comitê da Agenda 21 no dia 11 de agosto, por iniciativa da sua Comissão de Direito Ambiental. Coordenado pela advogada Leda Ramos May, o comitê é formado por representante da diretoria, membros da Comissão de Direito Ambiental e de outras comissões, e funcionários da OAB.
A proposta é estabelecer um plano de trabalho de curto, médio e longo prazo, com ações de educação ambiental, como coleta seletiva, tratamento e comercialização de resíduos recicláveis, cursos, saneamento, entre outras iniciativas que devem atingir, num primeiro momento, a própria sede da Seccional, e depois, os escritórios de advocacia.
A Agenda 21 é um conjunto de propostas aprovadas pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, que estabelece entre os países signatários um compromisso de mudança nos atuais padrões de desenvolvimento global. O governo federal adotou a Agenda 21 em sua política ambiental e incentivou a formação em todo o Brasil de Agendas 21 locais, como esta que está sendo implantada na OAB Paraná.
