OAB Paraná participa de sabatina com o candidato Rubens Bueno
A reforma política, o relacionamento entre governo e Assembléia Legislativa, a aliança com o PFL, o destino de programas sociais hoje em vigor e propostas para a área de segurança pública foram alguns dos temas abordados numa sabatina realizada nesta terça-feira (29), pelo jornal Gazeta do Povo, com o candidato ao governo do Paraná Rubens Bueno (PPS). O presidente da OAB Paraná, Manoel Antonio de Oliveira Franco, participou do encontro como um dos entrevistadores convidados.
Questionado pelo presidente da OAB Paraná, Rubens Bueno concordou com a redução do número de cargos comissionados na esfera dos poderes, mas posicionou-se contrário à proposta de diminuir o número de deputados federais. Ambas são propostas defendidas pela Ordem dos Advogados, dentro da campanha Brasil Melhor, como forma de qualificar o corpo de parlamentares que compõem o Congresso Nacional. Para Bueno, o problema não é o número, mas a qualidade dos representantes eleitos, que será melhorada a partir do exercício continuado e democrático do voto. O candidato disse ser favorável ao sistema parlamentarista e contra a reeleição no sistema vigente.
Oliveira Franco lembrou que a desqualificação dos representantes eleitos também atinge a Assembléia Legislativa do Paraná, que em várias ocasiões demonstrou ser suscetível à troca de favores com o governo. Quem estabelece a regra do jogo é o Poder Executivo, respondeu o candidato, explicando que a atual conjuntura favorece a predominância de uma espécie de presidencialismo imperial. Bueno disse ser possível governar com uma bancada minoritária na Assembléia, sem a cooptação de deputados e sem a manutenção da velha prostituição política.
Na área de segurança pública, Rubens Bueno defendeu a contratação de mais policiais, trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar e a criação de uma Universidade da Segurança, que seria responsável pela qualificação dos profissionais da área. O candidato do PPS reassumiu o compromisso de regulamentar a Defensoria Pública e disse que vai manter programas sociais do atual governo, como o Luz Fraterna, por considerá-los de caráter emergencial.
A sabatina prossegue durante a semana com os demais candidatos, também com a participação da OAB Paraná. Nesta quarta-feira será entrevistado o candidato Osmar Dias, depois será a vez de Roberto Requião (quinta-feira) e Flávio Arns (sexta-feira).
