OAB Paraná participa do 22º Encontro Nacional da Jovem Advocacia, em Maceió

A OAB Paraná esteve representada no 22º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), realizado em Maceió (AL), entre os dias 15 e 17 de outubro. O evento reuniu jovens advogadas e advogados de todo o país com o propósito de debater os desafios da profissão, compartilhar experiências e fortalecer o papel da advocacia iniciante no Sistema OAB.
A comitiva paranaense contou com a presença do presidente da Seccional paranaense, Luiz Fernando Casagrande Pereira; da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério; da presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Giovanna Soares; do secretário administrativo da Seccional, João Eurico Koerner; e da corregedora-geral adjunta, Glenda Gonçalves Gondim Queiroz. Os representantes participaram, respectivamente, do 19º Encontro de Presidentes de Tribunais de Ética e Disciplina e do 14º Encontro de Corregedores do Sistema OAB.

O advogado paranaense Luiz Artur Nunes foi contemplado em sorteio promovido pela Ouvidoria Nacional da Jovem Advocacia do Conselho Federal da OAB (CFOAB). Ele destacou a relevância da participação no evento para o fortalecimento da trajetória profissional. “Participar do ENJA abriu horizontes para a minha advocacia e possibilitou o networking com diversos colegas, gerando conexões importantes para o início da minha trajetória nessa profissão. O ENJA vai muito além de um simples encontro — é a porta de entrada para oportunidades e aprendizados que impulsionam a advocacia iniciante”, afirmou.

II Colégio Nacional de Presidentes de Comissões e Conselhos da Jovem Advocacia

Durante o ENJA, a presidente da Comissão da Advocacia Iniciante da OAB Paraná, Giovanna Soares, participou do II Colégio Nacional de Presidentes de Comissões e Conselhos da Jovem Advocacia, espaço de diálogo e deliberação sobre pautas estratégicas para o futuro da classe.
Na ocasião, o Paraná apresentou duas propostas aprovadas nacionalmente: a criação de um protocolo de segurança destinado à jovem advocacia, para garantir maior proteção e suporte aos profissionais em início de carreira, e a instituição de um Grupo de Trabalho voltado à uniformização do processo de transição de gestões nas Comissões da Jovem Advocacia.
“Ambas as iniciativas foram acolhidas com concordância nacional, demonstrando o compromisso coletivo com o fortalecimento da advocacia jovem e com a continuidade das ações institucionais nas próximas gestões”, destacou Giovanna.