OAB Paraná pede restauração simbólica do mandato de Vieira Netto

O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, entregou nesta quarta-feira (7) ao presidente da Assembleia Legislativa,  Valdir Rossoni, um pedido para que o Legislativo estadual decrete a restauração simbólica do mandato do deputado José Rodrigues Vieira Netto (1912-1973). Advogado e presidente da OAB Paraná de 1957 a 1961, Vieira Netto teve seu mandato extinto em 1948 em razão da cassação do registro do Partido Comunista. O mesmo aconteceu com o mandato de senador de Luiz Carlos Prestes. Recentemente, o mandato de Prestes foi restituído simbolicamente pelo Senado Federal aos seus herdeiros. A OAB propõe que a mesma medida seja tomada pela Assembleia Legislativa do Paraná em relação a Vieira Netto.

Pela sua atuação na defesa dos direitos humanos, o advogado foi perseguido pela ditadura militar, sofreu violação da liberdade e incontáveis prejuízos morais e econômicos. Em 2000, a Seccional instituiu a Medalha Vieira Netto, conferida a cada três anos a um advogado paranaense que tenha se destacado no exercício profissional pela ética, integridade e notório saber jurídico.

No próximo dia 14 de agosto, a OAB Paraná lança o livro biográfico de Vieira Netto, de autoria da sua filha Cecília Maria Vieira Helm (leia mais aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *