OAB Paraná presta homenagem a brasileira que salvou judeus na Alemanha nazista

A OAB Paraná promove nos dias 9, 10 e 11 de dezembro um simpósio sobre os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O evento fará uma homenagem a Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, brasileira que ajudou a salvar dezenas de judeus na Alemanha nazista. Viúva do escritor Guimarães Rosa, Aracy é paranaense de Rio Negro e atualmente, aos 100 anos, vive em São Paulo. Seu filho, Eduardo Tess, virá a Curitiba para representá-la na homenagem.

Filha de pai brasileiro e mãe alemã, Aracy Moebius de Carvalho foi para a Alemanha com o filho de 5 anos, depois de se separar do primeiro marido. Durante a Segunda Guerra, trabalhava no consulado brasileiro em Hamburgo. Ignorando as determinações do governo brasileiro de impedir a entrada de judeus no país, Aracy ajudou a conceder vistos a uma centena deles. Foi nessa época que ela conheceu o diplomata João Guimarães Rosa, que depois se tornou um dos maiores escritores brasileiros. Guimarães Rosa sabia da iniciativa de Aracy em relação aos judeus e lhe dava apoio. De volta ao Brasil, o casal deu assistência a perseguidos políticos do regime militar.

O simpósio

 

O evento promovido pela OAB terá como um dos participantes o professor João Luiz Duboc Pinaud, conhecido defensor dos direitos humanos, com atuação marcante especialmente na época do regime militar. Por defender, enquanto advogado, militantes de esquerda quando submetidos a julgamento, Pinaud também se tornou ele próprio um perseguido pelo regime. Com a redemocratização, participou dos debates da Constituinte, foi secretário de estado da Justiça (2000-2002) e mais tarde secretário de Estado dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

O simpósio discutirá a necessidade de se fazer cumprir os princípios consagrados no mais importante documento internacional sobre direitos humanos e na Constituição brasileira. Também participam como palestrantes o advogado e professor Aloísio Surgik, Darci Piana (presidente do Sistema Fecomércio), Iroclê Wykrota (gestora operacional do projeto Centro Vivo), ministro Sérgio Couri (chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exterior no Paraná) e Marcos Domakoski (membro do Pacto Global da ONU).

As palestras serão realizadas no auditório da OAB Paraná, a partir das 18h45. Na abertura haverá apresentação de um trecho da peça teatral “Terror e Miséria do Terceiro Reich”.  Mais informações podem ser obtidas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *