A solenidade de compromisso coletivo realizada na manhã desta terça-feira (26/4) na sede da OAB Paraná reuniu 76 novos advogados. Presidindo a mesa, a secretária-geral da seccional, Marilena Winter parabenizou a todos, considerando-os vencedores por terem se tornado profissionais da advocacia. Cleiton Figueiredo proferiu o juramento em nome de todos os compromissandos.
Na saudação aos novos profissionais, a conselheira estadual e ex-secretária geral adjunta da seccional Iverly Antiqueira Dias Ferreira, lembrou a força das palavras contidas na promessa que marca o compromisso. “Vocês prometeram dignidade, que é a qualidade de quem tem honradez. Prometeram independência, um instituto intimamente ligado à liberdade. E prometeram ser éticos, que é um exercício de caráter. Em suma, prometeram hoje que vão exercer a advocacia com honradez, liberdade e caráter. Nunca se esqueçam disso”, ressaltou. A conselheira destacou ainda o zelo pelas prerrogativas profissionais e a defesa do Estado Democrático de Direito como compromissos centrais dos jovens advogados.
Também estiveram presentes à solenidade o secretário-geral adjunto da OAB Paraná, Alexandre Quadros; Viviane Versulotti Trentini, vice-presidente da Comissão de Advogados Iniciantes (CAI); a professora Laís Gomes Bergstein, da Escola Superior de Advocacia (ESA), Brasílio Vicente de Castro Neto, representando a OAB Prev e Daniela Ballão Ernlund, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR)
Participação
Viviane apresentou os serviços e projetos da Comissão de Advogados Iniciantes e convidou todos os presentes a participar da próxima reunião, em 2 de maio. “No primeiro encontro da comissão tivemos a grata surpresa de contar com 180 jovens advogados”, relatou. Viviane disse esperar que o interesse pelos trabalhos continue. “Lutem pela sua profissão”, pediu.
Falando em nome da ESA, Laís lembrou a todos que para exercer com lealdade a advocacia será necessário continuar sempre estudando. “O Direito está em constante transformação. A ESA existe justamente para ajudá-los nessa missão, difundindo conhecimento e, sobretudo, promovendo a troca de ideias entre os profissionais”, afirmou ela. Como exemplo da ação da escola em prol da atualização profissional, Laís mencionou o curso itinerante sobre o novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor no mês passado. “Estivemos nas 47 subseções do Paraná, o que é motivo de grande orgulho.”
Ao apresentar a OAB Prev, Castro Neto destacou números que atestam a solidez da instituição, com 13 mil participantes, e os aconselhou a pensar na previdência desde o começo da carreira.
Caixa
Daniela Ernlund, vice-presidente da CAA-PR, celebrou a data festiva, mas lembrou que dificuldades podem surgir. É para essa possibilidade, enfatizou, que a Caixa está pronta a prestar assistência à pessoa do advogado. “Nossa maior preocupação é proporcionar bem-estar e satisfação aos assistidos. Por isso, peço que todos conheçam os serviços e benefícios da Caixa”, convidou. Daniela também enumerou as facilidades à disposição dos advogados no Edifício Maringá, no Centro de Curitiba, como o espaço co-working para trabalho e estudo dos que não dispõem de um espaço próprio, a biblioteca Egas Moniz de Aragão e as salas de aula usadas para os cursos da ESA e para o ensino de idiomas. “Que vocês exerçam a advocacia com orgulho e se sintam parte desta casa de advogados paranaenses”, enfatizou.

