A OAB Paraná sedia, nesta sexta-feira (16), a 72ª Caravana da Anistia do Ministério da Justiça. O evento encerra a programação da Semana do Advogado – Resgate da Verdade, Memória e Justiça, que aconteceu durante esta semana, promovido pela Comissão da Verdade da Seccional. No início dos trabalhos foram homenageados paranaenses que lutaram contra Ditadura Militar e pela restauração da democracia. Após este momento passaram a ser analisados processos de reparação solicitados por vítimas da ditadura no Paraná, em sessão aberta ao público e presidida por Paulo Abrão, presidente da Comissão da Anistia e Secretário Nacional de Justiça. No final da tarde, será inaugurado um monumento em memória das lutas pelas liberdades democráticas em homenagem aos perseguidos políticos pelo regime militar brasileiro, na praça Rui Barbosa, em Curitiba.
A mesa de abertura da Caravana da Anistia foi composta pelo presidente da Comissão da Verdade da OAB Paraná, Daniel Godoy, que representou a diretoria da Seccional; pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho; pela vice-presidente da Comissão da Anistia, Sueli Bellato; pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, o advogado e vereador Paulo Salamuni; pelo promotor Olympio de Sá Sotto Maior; pela advogada Débora Dias, que representou o senador Álvaro Dias; por Luis Otávio Monastier, representando o Governo do Paraná; pelo secretário de estado da Cultura, Paulino Viapiana; e pelo jornalista Roberto Elias Salomão, representante do Fórum Paranaense de Liberdade e Justiça.
Na abertura dos trabalhos, Daniel Godoy, lembrou o compromisso institucional da OAB com a democracia no país. “É uma honra receber em nossa casa familiares e amigos de pessoas que lutaram pela democracia…Tivemos na nossa semana do advogado dois momentos importantes quando debatemos questões da verdade e justiça”, comentou. Godoy também anunciou a criação de um prêmio da Comissão da Verdade da OAB Paraná, em parceira com a pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), denominado Teresa Urban, dirigido aos estudantes de Direito, para redação de artigos sobre a atuação de advogados na época da Ditadura Militar. O edital ainda será divulgado.
Receberam certificados de anistia durante da solenidade na Seccional: Jurandir Rios Garçoni; Mauro Daisson Otero Goulart e Walfrido Soares de Oliveira. Também foram entregues certificados de homenagem em reconhecimento a destacada atuação em prol da democracia e pela luta contra a ditadura no Brasil a diversos paranaenses, entre eles o advogado José Rodrigues Vieira Netto; o ex-governador José Richa, recebido pelo secretário de estado José Richa Filho e pela viúva Arlete Richa; o ex-prefeito de Curitiba Maurício Fruet, recebido por sua filha, secretária municipal Eleonora Fruet; e o ex-reitor da UFPR, Riad Salamuni, pai do vereador Paulo Salamuni. Confira a relação das pessoas homenageadas: Aldo Fernandes, Amilcar Gigante, Anibal Abbate Soley, Angelo Cretã, Antonio dos Treis Reis de Oliveira, Enrique Ernesto Ruggia, Hiran Ramos de Oliveira, Ildeu Manso Vieira, Joaquim Pires Cerveira, José Idésio Brianezi, José Richa, José Rodrigues Vieira Netto; Laudemir Turra; Maurício Fruet; Noel Nascimento; Otto Bracarense; Régenis Bading Prochmann; Riad Salamuni; Teresa Urban e Walter Alberto Pécoits.