Durante a reunião, a pedido do deputado, Quadros abordou as dificuldades que seriam geradas com o registro de empresas fora do sistema do departamento de registro empresarial e integração e das juntas comerciais, assim como o provável aumento de custos aos empresários com a submissão às tabelas de custas dos tribunais de justiça estaduais, distribuidores e demais taxas agregadas.
Além disso, o necessário conhecimento específico, padronização e publicidade que estariam prejudicados com o fracionamento da competência entre os cartórios de registro.
Também participaram da reunião, dentre diversos representantes das entidades profissionais e empresariais, o professor Alfredo de Assis Gonçalves Neto, a professora Marcia Carla Ribeiro, o assessor da presidência da OAB Paraná, Ricardo Navarro, e o Procurador Regional da Jucepar, Marcus Tadeu Pereira.