OAB pede ao TSE urgência no julgamento das eleições em Londrina

Um manifesto redigido pela OAB e assinado por diversas instituições da sociedade civil será encaminhado ao ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo prioridade e urgência de julgamento dos processos relativos à eleição do prefeito de Londrina. O manifesto foi encaminhado nesta terça-feira (25) ao presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, que entregará o documento em mãos ao presidente do TSE.

De acordo com o manifesto, a ausência de decisão final quanto às eleições em Londrina causa insegurança quanto ao futuro da cidade, adia decisões, projetos, afasta investimentos, provoca angústia e indignação nos cidadãos. O documento alerta ainda para o risco de uma administração provisória assumir o Executivo, sem legitimidade, sem plano de governo, sem política de desenvolvimento e planejamento estratégico, com evidentes prejuízos sociais e econômicos à comunidade.

Confira, a seguir, a íntegra do manifesto:

 

 

Londrina, 25 de novembro de 2008.

 

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO CARLOS AYRES BRITTO DIGNÍSSIMO PRESIDENTE DO COLENDO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

 

 

Senhor Ministro Presidente

 

 

As entidades abaixo mencionadas, membros da sociedade civil de Londrina/PR, representando parte significativa dos habitantes de nossa cidade, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência, manifestarem-se nos seguintes termos:

 

 

Temos conhecimento da elevada missão constitucional desse Tribunal, como responsável direto pelas eleições em todo o País e, neste momento, pelo pleito em mais de cinco mil municípios brasileiros. Reconhecemos o esforço quase sobre humano dos servidores do órgão e, sobretudo, dos abnegados Ministros que compõem a Corte, para julgar com qualidade e a possível celeridade os milhares de recursos surgidos em matéria eleitoral em todo o Brasil. Sabemos, ainda, que há que se respeitar todos os prazos e fases processuais, em atendimento ao sagrado princípio constitucional do devido processo legal, garantindo às partes o contraditório e a ampla defesa.

 

 

A par de tudo isso, entretanto, requeremos de Vossa Excelência seja concedida prioridade e urgência de julgamento dos processos relativos à eleição do prefeito desta cidade que, com mais de 500 mil habitantes, é a terceira cidade do Sul do Brasil. A ausência de decisão final quanto ao pleito causa insegurança quanto ao futuro da cidade, adia decisões, projetos, afasta investimentos, provoca angústia e indignação nos cidadãos londrinenses. Ademais, sem menosprezar os demais processos em trâmite nesse Tribunal, observamos que Londrina seja talvez a única cidade brasileira deste porte que ainda não sabe quem será seu prefeito. Há, assim, sério risco de assumir o executivo administração provisória, sem legitimidade, sem plano de governo, sem política de desenvolvimento e planejamento estratégico, com evidentes prejuízos sociais e econômicos à comunidade.

 

 

Certos de sua compreensão e atendimento, subscrevemo-nos cordialmente.

 

Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná

 

Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Londrina

 

Sindiprol – Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Londrina e Região

 

Associação Médica de Londrina

 

Obsocil – Observatório Social Londrinense de Estudos da Violência, Conflito e Segurança Publica

 

Conselho de Segurança da Região Leste de Londrina

 

Sinduscon – Norte do Paraná

 

Sociedade Rural do Paraná

 

Conselho de Pastores de Londrina

 

Sindicato dos Jornalistas de Londrina

 

Pastoral Fé Política

 

Terra Roxa – Agência de Desenvolvimento do Norte do Paraná

 

Londrina Convention Bureau

 

Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão