OAB Ponta Grossa sedia lançamento de livro de casos pitorescos da advocacia

 A OAB Ponta Grossa sedia na próxima sexta-feira (20) o lançamento do livro “Contos e Crônicas da Prática Jurídica”, organizado pelo advogado Kleber Cazzaro. A obra reúne 30 textos de 21 autores diferentes, que contam histórias vividas na prática da advocacia. A maioria dos autores são advogados da região de Ponta Grossa, mas há também textos de juízes e de advogados de outras regiões do estado como Pato Branco, Telêmaco Borba e Cianorte. 

O lançamento do livro inclui a OAB Ponta Grossa, na programação de aniversário da cidade, que comemorou 190 anos na segunda-feira (15) e tem várias atividades comemorativas programadas no decorrer da semana. O evento de lançamento vai contar com a palestra “Desabotoando a beca”, com o advogado e ex-presidente da Seccional, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, a partir das 19 horas, na sede da subseção, presidida pelo advogado Edmilson Rodrigues Schiebelbein.

O advogado e coordenador da obra, Kleber Cazzaro conta que se inspirou no livro “O Pitoresco da Advocacia”, lançado em 1990 pela OAB Paraná, para organização da obra que está lançando agora pela editora Flamma. “O livro traz casos reais, inusitados, todos de situações vividas na atividade jurídica”, explica Cazzaro, que também é professor no curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Foram dois anos dedicados à organização do livro. Lancei a ideia em um evento na OAB Ponta Grossa, e fiz o chamamento para que contassem um fato em até três folhas. Foi jóia! Tive resposta de várias pessoas, claro que muitos tive que cobrar, mas consegui reunir casos interessantes”, comentou Cazzaro. “A maioria são textos de advogados mais antigos, mas há também novatos que já vivenciaram situações inusitadas”, completou.

Entre os casos pitorescos de “Contos e Crônicas da Prática Jurídica” estão histórias do pneu do carro que fura durante viagem para audiência em Comarca distante; da construção da defesa cair por terra minutos antes do início da audiência; do cliente que procura o advogado para resolver situação que ele define como “espiritual” ou de “feitiçaria”; do pai que exige contrato de noivado; entre outras situações.

O livro reúne artigos dos seguintes autores: Ângelo Pilatti Júnior, Antônio César Bochenek (juiz federal), Carlos Roberto Tavarnaro,  César Luiz Tavarnaro. Eron Edenilson Ranzani, Flávio Renato Correia de Almeida (juiz estadual), Flori Antônio Tasca, Izaura Aparecida Tomaroli Varella, Joarez Cação Ribeiro, José Altevir Mereth Barbosa da Cunha, José Ruiter Cordeiro, Kleber Cazzaro, Luis Carlos Simionato Júnior, Luiz Fernando Cheres, Luiz Fernando Taques Fonseca Buzato, Luiz Sebastião Fávero, Marcos Bahena, Margareth Aparecida Breus, Melissa Andréa Smaniotto, Nelson Busato, Ricardo Machado, Ubirajara Carlos Mendes(desembargador federal do Trabalho), Viviane Weingärtner e Wilson Jerônymo Comel.

A atual publicação é bancada pelo próprio organizador com alguns apoios e poderá ser adquirida durante o lançamento da obra. Todos interessados estão convidados a participar do lançamento do livro na sexta-feira (20), 19 horas na sede da OAB Ponta Grossa.

Livro

Pitorescos da advocacia paranaense

Kleber Cazzaro conta que se inspirou no livro “O Pitoresco na Advocacia”, coordenado por Fernandino Caldeira de Andrada, que teve primeira edição em 1990 e 2ª edição em 1996. “Encontrei a primeira edição em um sebo e me encantei. Daí surgiu a ideia de reunir os casos pitorescos dos Campos Gerais”, disse Cazzaro. A edição publicada pela OAB Paraná com patrocínio da Associação Cultural Avelino Vieira e Instituto dos Advogados do Paraná, teve um total de 5 mil volumes editados, sendo 3 mil em 1990 e 2 mil em 1996. A obra, disponível para consulta na Biblioteca dos Advogados da OAB Paraná, apresenta casos pitorescos de 51 advogados do Paraná, entre eles ex-presidentes da Seccional como José Cid Campelo, Élio Narezi, Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, Newton José de Sisti, Oto Luiz Sponholz, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, além de ex-conselheiros e juristas como João Régis Fassbender Teixeira, René Ariel Dotti, Egas Dirceu Moniz de Aragão, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão