A advocacia paranaense se reuniu no final da manhã desta sexta-feira (27/6) para prestar sua solidariedade num ato de desagravo público ao advogado Paulo Henrique Gonçalves e à advogada Ana Paula Savaris Ramos, presidente da OAB São José dos Pinhais. Ambos foram alvos de ofensas graves realizadas por Antônio Marcos Santos nas redes sociais.
O desagravo público foi realizado em frente à subseção de São José dos Pinhais, sob condução do presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Pereira. Também estiveram presentes a vice-presidente Graciela Marins, o diretor de Prerrogativas Geovanei Bandeira, a conselheira federal Silvana Niemczewski, o conselheiro Fabiano da Rosa, e outros representantes da advocacia do estado.
As publicações e mensagens publicadas por Antônio Marcos Santos contra o advogado Paulo Henrique Gonçalves continham afirmações inverídicas e desabonadoras sobre sua atuação profissional, insinuando, inclusive, o cometimento de crimes. Os ataques se estenderam também à OAB São José dos Pinhais e à presidente da subseção, que foram acusados de conivência ou defesa de práticas criminosas como estelionato.
Na Nota de Desagravo, a OAB Paraná repudia as violações e constrangimentos sofridos pelos profissionais em decorrência do exercício profissional quando foram alvos de ofensas graves e infames no âmbito das redes sociais.
A seccional paranaense também frisou que “repele qualquer tentativa de impedir o livre exercício da profissão e a ampla defesa dos direitos do cidadão, bem como, de criminalização a advocacia” e alerta que “a OAB não se curvará diante das ofensas às prerrogativas dos advogados e advogadas, porque pertencentes ao cidadão, que fala por meio da voz do advogado, necessário à garantia dos direitos fundamentais”.