OAB do Paraná é a primeira Seccional a ter seus gases de efeito estufa inventariados. A relação das emissões foi apresentada na tarde desta quarta-feira (23), durante o Encontro de Direito Ambiental da OAB Paraná, dentro da XXI Conferência Nacional dos Advogados.
Entre janeiro e junho de 2010, a Seccional foi responsável pela emissão de cerca de 130 toneladas de CO2 equivalente. Segundo o advogado e engenheiro florestal Marcelo Schmid, responsável pelo inventário, o dado foi obtido através do levantamento de todo consumo de energia, uso de combustíveis e geração de resíduos na OAB de Curitiba e nas 46 subseções do Paraná.
“O inventário é o primeiro passo rumo a uma gestão voltada à sustentabilidade. Com base no levantamento, que passará a ser feito anualmente na OAB-PR, poderão ser definidas formas de minimizar as emissões e estratégias para compensá-las”, explicou Marcelo.
Entre as possíveis formas de compensação, o advogado aponta estudos ligados a deslocamentos mais inteligentes, ações que permitam economia de energia e investimentos na recuperação de áreas degradadas.
Durante o encontro, foi proposta a criação de um programa de compensação de emissões da advocacia nacional, abrangendo todas as seccionais da OAB, escritórios de advocacia e empresas.
Também estão sendo inventariadas as emissões de gases de efeito estufa geradas pela XXI Conferência. No final do evento, elas devem ser compensadas em programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

