A OAB Paraná inaugurou no último sábado (5/4) a nova sede da OAB Laranjeiras do Sul. O evento também foi marcado pela posse solene da nova diretoria da subseção, que terá à frente dos trabalhos nesta gestão o presidente Ricardo José Dagostim e os advogados Carla Alexandra Gonsiorkiewicz Farias (vice-presidente), Luana Raesk dos Santos (secretária-geral), Mário José Machado e Silva (secretário-geral adjunto) e Cristhiane Aparecida Zaniolo (tesoureira).
“A solenidade de hoje é muito especial, por vários motivos. Além da inaugurar esta belíssima sede – com seus mais de 600 metros quadrados, que incluem auditório, espaço kids, estacionamento, estações de trabalho para a advocacia e um espaço de convivência – temos a alegria de prestigiar a posse solene dos advogados que estarão à frente da OAB Laranjeiras na gestão 2025/2027”, destacou o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Pereira.
Os eventos também foram prestigiados pela conselheira federal Marilena Winter e pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fernando Deneka. “A subseção, que completa 35 anos neste ano, foi instalada já sob a égide da Constituição Federal e tem sido referência pelas valorosas atuações de nomes como Estanislau Novicki, Maria das Graças Carvalho, Marília Azambuja de Paula Piovesan e Maressa Melati – que hoje, inclusive, representa a advocacia da região no nosso Conselho”, afirmou Pereira.
Pereira aproveitou a oportunidade para reiterar que “a gestão será marcada por uma OAB sempre aberta ao diálogo”, e que a diretoria compartilha com as subseções “o objetivo comum de oferecer mais e melhores serviços aos advogados e advogadas de Laranjeiras e das cidades vizinhas”.
“O nosso foco nos próximos três anos será o cuidado constante e permanente com a prestação eficiente dos serviços para a classe. Essa busca pela excelência já começou, como prometi durante nossa campanha, pela ampliação do acesso aos cursos da ESA. O programa “Anuidade Vira Crédito” já foi implantado, permitindo aos advogados e advogadas de todo o Paraná converterem sua anuidade em créditos para os cursos da nossa escola, que, por sinal, está sendo multiplicada por quatro. Isso é só o começo”, pontuou Pereira.
Diálogo
A disposição para o diálogo pautou também o discurso proferido pelo presidente Ricardo José Dagostim. “Devemos buscar fortalecer o convívio e o diálogo entre os pilares da Justiça – advocacia, magistratura e Ministério Público. Mais do que instituições isoladas, somos partes de um mesmo sistema, cuja finalidade é servir à sociedade e garantir o Estado Democrático de Direito”, destacou.
“Estejam certos que a transparência proporcionada pelo diálogo fortalece a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas, mostrando que elas estão comprometidas em trabalhar juntas para o bem comum e é dessa forma que devemos pensar e agir”, frisou Dagostim.
Dagostim também enalteceu a importância da participação da advocacia nas atividades da Ordem. “Somos uma classe rica em diversidade de ideias, trajetórias e experiências. Contudo, somente transformaremos nossas expectativas em realidade quando cada um de nós assumir a sua parcela de responsabilidade, participando ativamente da construção de uma Ordem que seja efetivamente representativa e atuante. Cada um de vocês, ao se envolverem nos debates, comissões, projetos e decisões desta Ordem, está contribuindo não apenas para fortalecer a advocacia, mas também para aprimorar o sistema de Justiça e garantir a defesa do Estado Democrático de Direito”, pontuou.
“A democratização começa de dentro para fora, é nisso que acreditamos, por isso estamos cada vez mais próximos de todos e insistimos nessa participação ativa. Porque queremos que esta nova gestão seja marcada pelo protagonismo de cada advogado e advogada que pertence a Subseção. Que juntos possamos construir uma Ordem inclusiva e à altura dos desafios que nos cercam. Venham caminhar com essa Diretoria, conscientes de que a participação ativa é a chave para transformar nossos ideais em conquistas”, concluiu Dagostim.











