A OAB Paraná participou na última semana do primeiro Colégio Nacional de Presidentes de Comissões do Jovem Advogado. O encontro foi realizado nos dias 2 e 3 de junho na sede da Ordem gaúcha, em Porto Alegre. O Paraná foi representando pelo presidente da Comissão de Advogados Iniciantes Khalil Aquim, e pelos conselheiros estaduais Mauricio Guedes e Sabrina Becue, ex-presidentes da CAI.
O evento, que teve como objetivo promover debates sobre temas como as diretrizes do Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro, reuniu a jovem advocacia das 27 seccionais de todo o País. Concomitante ao evento, foi realizado o Encontro Estadual do Jovem Advogado, que reuniu 60 subseções da OAB/RS. "O Colégio de Presidentes foi extremamente produtivo por uma série de fatores. Principalmente por ter sido uma excelente oportunidade para trocar experiências com representantes das Comissões de Advogados em Início de Carreira das demais Seccionais, podendo compartilhar nossos projetos e aprender com a forma de tralho dos colegas de outros Estados", frisou Khalil Aquim.
"Por certo todos os projetos devem ser adaptados às realidades de cada seccional, mas trouxemos novas ideias para a interiorização dos trabalhos da Comissão e o fortalecimento de parcerias com outras Comissões, como a da Mulher Advogada e a de Prerrogativas Profissionais.
Além disso, foram inspiradoras as palavras do presidente do Conselho Federal da OAB, que na abertura e no encerramento do evento fez questão de ressaltar ser ele membro honorário vitalício da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS, indicando a receptividade que dá e dará à advocacia em início de carreira", disse Aquim.
“Vocês representam o presente magnífico, mas não esqueçam que vocês representam o futuro promissor da nossa instituição”, afirmou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, na abertura do evento.
Lamachia também destacou que a entidade é do cidadão e dos advogados e que é preciso união. “O partido da OAB é o Brasil e a nossa ideologia é a Constituição Federal”, assegurou. “Realizamos uma obra coletiva, com trabalho de equipe, e a fórmula do sucesso é exatamente a união que nos garante a força”, ressaltou.
Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro
Disposto no art. 2º do Provimento 162/2015 do Conselho Federal da OAB, o Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro tem como diretrizes: a educação jurídica com o objetivo de incentivar e proporcionar a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho; a defesa das prerrogativas dos jovens advogados; a política de anuidades diferenciadas e desconto para os jovens advogados, desde que não oriundos de outras carreiras jurídicas; a criação do piso de remuneração mínima para os advogados contratados; o apoio e a ampla participação dos jovens advogados nas decisões das seccionais e subseções; a institucionalização da OAB Jovem nas Seccionais e Subseccionais como órgãos de defesa, apoio e valorização do jovem advogado; a promoção do empreendedorismo e a incorporação de novas tecnologias objetivando proporcionar ao jovem advogado crescente qualificação e incentivo para estabelecer o primeiro escritório, conferindo-lhe noções práticas sobre gerenciamento, administração e o plano de trabalho correspondente; e as condições diferenciadas nos serviços prestados pelas Caixas de Assistência dos Advogados.