O presidente da Comissão Nacional de Informática e Estatística da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Guilherme Carvalho Zagallo, informou o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, que a OAB ultrapassou o volume de 30 mil certificados digitais emitidos para o peticionamento eletrônico pelos advogados perante os Tribunais. O número se refere ao balanço realizado até novembro. O Paraná é o estado que possui o maior número de advogados habilitados, com 12.305 certificados emitidos, o que corresponde a 41,01% do total de certificados emitidos no país.
Segundo Zagallo, até o mês de janeiro de 2010 haviam sido emitidos 11.900 certificados em todo Brasil, o que mostra que ao longo de 2010 quase triplicou o número de advogados portadores de certificação digital em todo Brasil. O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, diz que a Seccional está empenhada em acompanhar as mudanças, mas apesar de o estado ter o maior número de advogados já habilitados, ainda há desafios a enfrentar. “Os advogados precisam estar atentos porque o ritmo da certificação ainda não acompanha o ritmo de implantação dos processos eletrônicos”, afirma Glomb.
O presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB Paraná, José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, diz que há cerca de três anos teve início o trabalho para orientar os advogados sobre a importância da certificação digital, ao mesmo tempo em que o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) iniciou a implantação do Projudi, como é chamado o processo eletrônico estadual. Conforme o presidente da Comissão, o modelo de certificação digital A3, adotado pelo TJ-PR, é o mais seguro e não é exclusivo do Poder Judiciário.
De acordo com o Conselho Federal, no ano de 2009, 10% de todos os casos novos recebidos pelo Poder Judiciário já tramitaram de forma eletrônica, o que significa dizer que a Justiça recebeu 2.620.000 processos eletrônicos. Ainda não foram informados os dados referentes aos doze meses deste ano, mas a expectativa é que esse volume de processos eletrônicos cresça de forma significativa.
No Paraná o processo eletrônico também já é uma realidade na Justiça Federal. As justiças do Trabalho e Estadual devem encerrar a implantação do procedimento em todas suas unidades no primeiro semestre de 2011.
Paraná tem maior número de advogados com certificação digital

