Paranaenses são nomeadas para comissões nacionais da OAB

O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, designou representantes da seccional do Paraná para liderarem comissões nacionais da Ordem. As conselheiras federais paranaenses Marilena Winter, Rogéria Dotti e Silvana Niemczewski estarão à frente, respectivamente, da vice-presidência da Comissão Nacional da Mulher Advogada, da presidência da Comissão Especial do Código de Processo Civil e da presidência da Comissão Especial de Direito na Escola.

Primeira mulher eleita para o cargo de presidente na história da OAB Paraná (gestão 2022/2024), Marilena Winter, esclarece que a Comissão Nacional da Mulher Advogada tem foco na perspectiva de trabalho das mulheres advogadas, desde o seu aprimoramento e avanço na carreira até a defesa das prerrogativas, naquilo que atinge especificamente o trabalho das advogadas. Entre as pautas da comissão estão a interlocução com as comissões estaduais e as reflexões sobre a liderança feminina na advocacia em seus múltiplos aspectos: na sociedade, na advocacia privada, pública e no próprio sistema OAB.

A conselheira Rogéria Dotti, que esteve à frente da realização da obra  Comentários ao Código de Processo Civil de 2015 e do Projeto Caravanas, iniciativa que levou orientações sobre o recém editado Código a todas as Comarcas do Paraná, adianta que a Comissão Especial do Código de Processo Civil irá auxiliar o Conselho Federal na interlocução com os Tribunais Superiores nas questões processuais, tais como: formação de precedentes com a atuação da OAB como amicus curiae, sustentação oral em tempo real, formato dos julgamentos, especialmente a participação dos advogados nos julgamentos virtuais, inclusive com questões de ordem e outras demandas.

A advogada Silvana Niemczewski levará sua experiência na presidência da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e na Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná para a Comissão Especial de Direito na Escola.

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão