Curitiba será, sem dúvida, palco de relevantes discussões jurídicas de interesse da sociedade como um todo e, em especial, dos advogados brasileiros. Conforme já antecipou o eminente professor e advogado, Luís Roberto Barroso, a quem caberá a palestra magna de encerramento da XXI Conferência Nacional dos Advogados (CNA) que vai acontecer em Curitiba, no período de 20 a 24 de novembro, “o verdadeiro desenvolvimento somente se justifica e se legitima quando se traduz em desenvolvimento humano, contribuindo para a elevação existencial e ética das pessoas.”
Colaborando com o debate no campo do pensamento, grandes nomes da comunidade jurídica estarão presentes. O papel da mulher na sociedade e na advocacia também recebeu a atenção merecida, com programação concentrada no dia 22 de novembro, terça-feira. No painel Direito de Igualdade, previsto para a manhã do dia 22 de novembro, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes (foto), fará a palestra “Igualdade de Gênero e Proteção Jurídica da Mulher”. Outro momento será o painel especial Mulheres e Negros em Movimento, que entre as discussões terá um debate sobre o tema “Liberdade e Igualdade no Paradigma do Estado Democrático de Direito – Mulheres em Movimento: a participação da mulher na reforma política e os caminhos de acesso ao poder, com participação da deputada federal Rosangela Gomes; das senadoras Marinos Brito e Lídice da Mata e da advogada Solanfe Benyes Jurema, com mesa presidida pela advogada Sheila Camelo, membro da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade. Este painel especial será realizado durante todo o dia 22 de novembro, terça-feira, das 8h30 às 18h30.
As inscrições para XXI Conferência Nacional dos Advogados podem ser feitas no grupo que já foi criado no site da OAB Paraná e assim terão direito a 50% de desconto no valor, até o próximo dia 30 de outubro no www2.oabpr.org.br/eventos.
Foto: Ministra Iriny Lopes – Wilson Dias -Agência Brasil