A agência e os guichês do Banco do Brasil no Fórum Cível de Curitiba ampliaram o atendimento para recolhimento das custas judiciais. A medida atende a uma solicitação da OAB Paraná, que atuou junto ao banco para cobrar agilidade e outras providências em caráter de urgência, tendo em vista os transtornos que os advogados vêm sofrendo, enfrentando longas filas para pagamento das custas judiciais. A partir desta terça-feira (26), a agência do 7º andar do Fórum Cível passa a oferecer mais um atendente. O posto do 8º andar, que antes era destinado apenas a magistrados e servidores do fórum, também está recebendo as guias.
O problema se agravou no último mês quando o Tribunal de Justiça do Paraná implantou um regime transitório, em que as custas processuais devem ser depositadas em conta bancária especialmente aberta para esta finalidade pelos titulares das serventias judiciais. Enquanto isso, está em desenvolvimento no TJ um novo sistema de recolhimento de custas processuais por meio de quitação bancária.
Por meio do ofício nº 132/2009GP, a Seccional pediu o aumento do número de caixas habilitados ao recebimento de custas processuais, com a extensão do atendimento nos caixas localizados no 8º andar do prédio, criação de Postos de Atendimento Bancário nos Fóruns das Varas de Família e dos Juizados Especiais Cíveis e atendimento bancário no mesmo horário de funcionamento do Fórum. Atendendo a solicitação da OAB, foi ampliado o atendimento na agência do 7º andar e no posto do 8º andar.

