Presidente do TJ comparece à OAB e recebe reivindicações dos advogados

O novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes, compareceu à sessão do Conselho Pleno da OAB Paraná, nesta sexta-feira (4), e recebeu dos advogados uma pauta de reivindicações para melhorar a prestação jurisdicional no estado. Guilherme Luiz Gomes atendeu ao convite formulado pelo presidente da Seccional, Juliano Breda, assim que foi eleito e tomou posse ontem no TJ.

“Entregamos uma pauta ao Tribunal de Justiça a respeito de uma série de reivindicações que temos colhido ao longo dos últimos meses, nas mais de 40 subseções que temos visitado”. Breda leu o documento (leia a íntegra) e entregou-o ao desembargador, afirmando que “a Ordem estará ao lado dos propósitos do tribunal, com independência crítica, sempre com a intenção de construir uma justiça mais humana”.

Guilherme Luiz Gomes disse que sentia-se honrado de comparecer ao Conselho da OAB reafirmou o seu entendimento de que “o advogado é essencial à justiça”. “Como prestadores de um serviço público essencial à população, os juízes precisam da colaboração da OAB”, disse.

Quanto às reivindicações da Ordem, o presidente do TJ se comprometeu a analisar e dar uma resposta a todas as indagações. “Quando for possível, atenderemos de forma imediata”, garantiu. “Algumas delas dependem de estudos, como o problema da falta de juízes que tanto preocupa os advogados do interior. Quanto ao Projudi, vamos examinar. A implantação do processo eletrônico no tribunal é extremamente necessária e benéfica”, completou.

Também compareceram à sessão do Pleno os desembargadores Guido Dobelli, que prestou informações sobre o andamento do concurso para a magistratura, Hipólito Xavier da Silva e Domingos Perfetto, que ingressaram no TJ pelo quinto constitucional da advocacia. Guido Dobelli informou que o concurso inicia a sua segunda fase e deve ser concluído em fevereiro do próximo ano, com as provas orais. Segundo ele, o concurso resultará na contratação de 60 juízes podendo se estender até 120.

O desembargador José Hipólito Xavier da Silva se manifestou e destacou o propósito de fazer o que for possível para estreitar os laços entre  o Tribunal de Justiça e advocacia. “Meu gabinete é compartilhado com os 50 mil advogados do Paraná”, disse. Sobre a nova gestão que se inicia no Tribunal de Justiça, Hipólito Xavier da Silva afirmou: “vamos viver um momento de transparência no TJ”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão