Presidente do TJ conduz elevação de comarca e instalação de Varas

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ0PR), desembargador Miguel Kfouri Neto, conduziu na tarde de segunda-feira (16), na cidade de Jandaia do Sul, região Norte do estado, a cerimônia de elevação da comarca e a instalação de duas Varas. A comarca foi elevada de entrância inicial à intermediária, e foram instaladas as Varas Cível, de Registros Públicos e Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial e a Vara Criminal, da Infância e da Juventude e Família. O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Apucarana, Julio César Gonçalves, participou da solenidade.

O desembargador Kfouri destacou que o trabalho que vem desenvolvendo em prol do Judiciário paranaense é fruto, também, do trabalho de todos os magistrados. “Devemos lembrar que nosso trabalho, de instalações e elevações, se deve a todos os desembargadores, juízes, servidores e serventuários que compõem o Tribunal”, afirmou.

Para o diretor do Fórum da comarca, juiz de Direito João Gustavo Rodrigues Stolsis, a elevação e a bipartição das Varas é de suma importância para a região, principalmente diante do grande volume de processos distribuídos, atualmente um total de 12 mil. “Com a elevação e a bipartição das Varas, teremos na comarca o trabalho de mais um juiz e um promotor, e assim poderemos trabalhar como no restante do país”, falou o magistrado. “A média brasileira é de um juiz para analisar e julgar seis mil processos e não 12 mil, como ocorre atualmente em Jandaia”, completa. Além da melhoria na qualidade dos serviços prestados, a elevação e as instalações atingirão diretamente o jurisdicionado. 

A elevação e as instalações beneficiarão os cinco municípios integrantes da 18ª seção judiciária e, atualmente, de juízo único: Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi e São Pedro do Ivaí, e uma população de aproximadamente 45 mil pessoas.

Também estiveram presentes à cerimônia, o desembargador Guilherme Luiz Gomes, gestor do processo de Instalação e Estatização do Tribunal de Justiça; o prefeito de Jandaia do Sul, José Rodrigues Borba; o prefeito de Bom Sucesso, José Edilson Vanzella; o prefeito de Kaloré, Edmilson Luiz Stencel; o prefeito de Marumbi, Adhemar Francisco Rejani; a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri; além de juízes, servidores e serventuários da Justiça, advogados e autoridades municipais e estaduais. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *