Presidentes de subseções discutem o sistema Projudi e a certificação digital

O processo da informatização no Judiciário foi um dos temas discutidos pelos presidentes de subseções da OAB durante o encontro estadual, em Guarapuava. Questões práticas do sistema Projudi, que está sendo implantado pelo Tribunal de Justiça nos Juizados Especiais de todo o Paraná, e a certificação digital foram alguns dos aspectos abordados. O presidente da subseção de Campo Largo, Osmar Andrade Zotto, e o presidente da Comissão de Informatização do Poder Judiciário da Seccional, José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque foram os palestrantes do painel que tratou do assunto.

De acordo com o presidente da OAB Campo Largo, a informatização é um processo sem volta, e os advogados precisam se adaptar ao sistema eletrônico. “O Projudi é melhor que o papel, além de ser mais rápido não tem custo nenhum”, disse Osmar Zotto. “O sistema apresenta uma série de vantagens, pois acabou com o uso do papel, dos carimbos, não se tem mais reconstituição dos autos e os cartórios estão limpos não se vê mais aqueles amontoados de papel”, explicou.

Para utilizar o sistema Projudi, o Tribunal de Justiça determinou que, a partir de agosto deste ano, é necessário possuir o certificado digital. A assinatura digital emitida pela OAB está adequada ao formato de certificação que é aceito pelo novo sistema. Todo o processo de compra da assinatura, passo a passo pode ser conferido no site da AC-OAB (clique aqui).

Segundo o presidente da Comissão de Informatização do Poder Judiciário, José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, além de adquirir o certificado digital, para peticionar no sistema é necessário também que o advogado faça um cadastro no site do TJ. De acordo com Albuquerque os profissionais que apresentarem dúvidas referentes ao processo podem entrar em contato com a Seccional para tirar dúvidas. O telefone para contato é o (41) 3250-5738. “Nós capacitamos funcionários que estão aptos a esclarecer os advogados sobre todo o processo”, explicou o presidente da Comissão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão