Professor Pinaud encerra simpósio sobre Declaração dos Direitos do Homem

O professor João Luiz Duboc Pinaud encerra nesta quinta-feira (11) o simpósio da OAB Paraná em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Ex-secretário de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Pinaud é conhecido defensor dos direitos humanos, com atuação marcante especialmente na época do regime militar. A terceira noite do evento, que começa às 18h45, também terá a participação do presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, Wagner Menezes, do ministro do Itamaraty e chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar), Sérgio Couri, e do empresário Marcos Domakoski, membro do Pacto Global da ONU.

Nesta quarta-feira, na segunda noite de palestras, alguns dos projetos que contribuem para colocar em prática os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem foram apresentados na OAB Paraná. O segundo dia do simpósio foi aberto pelo presidente da Seccional, AlberTto de Paula Machado.
“Temos por missão estatutária a obrigação de nos integrarmos à sociedade para defender os direitos de todos os cidadãos”, afirmou o presidente. “E este evento marca a integração da OAB com outras instituições da sociedade civil, num ano de coincidências na comemoração do aniversário de legislações importantes, como a Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal.”
O primeiro palestrante da noite foi o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, que apresentou os principais programas da instituição, em áreas como educação, geração de emprego, saúde e qualificação de mão de obra. Pela Associação Comercial do Paraná. Os projetos do Sistema da Fiep Sesi Senai foram apresentados pelo diretor do Senai João Barreto Lopes.

A presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Maria Tereza Uille Gomes, apresentou as diretrizes do Portal Rede de Saberes (www.portalrededesaberes.org.br). O portal, que reúne a associação e mais 15 instituições, trabalha com planos de ação concreta para colocar em prática os oito metas do milênio. A última palestrante da noite foi Iroclê Wykrota, gestora operacional do Centro Vivo da Associação Comercial do Paraná, um centro de relacionamento e melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram, trabalham e transitam no Centro de Curitiba.
O segundo dia do simpósio foi encerrado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná, Cléverson Marinho Teixeira. O evento termina nesta quinta-feira (11) à noite. Confira a programação:

11 de dezembro (quinta-feira)
Local: auditório da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253)
 
18h45 | Abertura
Advogado Wagner Menezes – Presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR
 
19h00 | Ministro Sérgio Couri – Ministro do Itamaraty e Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar)
“A Política Externa Brasileira e os Direitos Humanos”
 
19h20 | Marcos Domakoski – Membro do Pacto Global da ONU
“A importância do Pacto Global da ONU para atingir a Meta do Milênio”
 
19h45 | Conferência: Professor João Luiz Duboc Pinaud
“Direitos que não precisam ser específicos” (Artigo 30 da Declaração Universal dos Direitos do Homem)
 
21h00 | Diálogo entre os participantes do evento e o público
 
21h30 | Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *