Advogadas integrantes das comissões da OAB Paraná promovem neste domingo (30) uma ação de cidadania junto às mulheres albergadas do Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba – CRAF. A ação dá início ao projeto “Somos todas cidadãs”, que tem a finalidade de contribuir no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Neste domingo, das 8h às 13h, um grupo de 55 voluntárias irá até o CRAF para passar a manhã com as internas, oferecendo algumas atividades para descontrair e resgatar a autoestima. Além da presença das advogadas, haverá a encenação de uma peça teatral pela companhia Pé no Palco e sessões de fotografias e retratos individuais por um grupo de fotógrafas da ONG Help Portrait. Cabeleireiros, maquiadores e manicures também estarão lá para preparar as mulheres para as fotos.
A ação foi organizada pelas Comissões da Mulher Advogada e dos Advogados Iniciantes da OAB Paraná, com a colaboração das comissões da Advocacia Criminal, dos Estabelecimentos Prisionais e de Defesa dos Direitos Humanos.
A idealizadora do projeto é a advogada Maria Ticiana de Araújo, que explica os objetivos: “Dentro deste conceito de ressocialização queremos resgatar nestas mulheres que hoje integram o sistema carcerário o sentimento de inclusão social, trazendo a ideia de que o cumprimento da pena não pode colocá-las à margem da sociedade, quer na perspectiva de cuidados com a saúde, capacitação profissional, convívio com os familiares, quer em relação ao resgate da sua própria estima.”

