Projeto da UFPR prepara gratuitamente estudantes para o vestibular de Direito e busca apoio para a 10ª edição

O Cursinho Solidário Todos Pelo Direito chega à sua décima edição em 2025, reafirmando seu compromisso com a democratização do conhecimento e o fortalecimento da justiça social. Criado em 2016 e oficialmente institucionalizado em 2023, o curso integra um projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFPR, que tem transformado o acesso ao ensino superior por meio da educação gratuita e de qualidade.

A iniciativa se dedica à preparação de estudantes, especialmente da rede pública, para a segunda fase do vestibular de Direito da universidade, com aulas de História, Filosofia e Redação — disciplinas exigidas nesta etapa do processo seletivo.

Em nove edições, o cursinho já atendeu mais de mil alunos do Ensino Médio e conquistou mais de 450 aprovações no curso de Direito da UFPR, mantendo uma média de 50% de aprovação entre os participantes. Só em 2025, na edição mais recente, 58 estudantes foram aprovados.

Com atuação inteiramente voluntária de estudantes e professores da universidade, o projeto tem sido reconhecido por sua contribuição à inclusão educacional. Em 2023, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e, no ano seguinte, recebeu votos de aplausos da Câmara Municipal de Curitiba, reafirmando seu impacto social.

Agora, em sua décima edição, que homenageia a professora e diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Melina Fachin, o projeto convida a comunidade a apoiar financeiramente sua continuidade. As doações ajudarão a custear despesas básicas, como materiais de impressão, insumos para os alunos, coffee breaks e materiais de divulgação. As doações podem ser feitas via PIX pela chave
cursotodospelodireito@gmail.com. Saiba mais sobre o projeto aqui.