Há dois anos a subseção da OAB em Cianorte, presidida pelo advogado Valmir de Souza Dantas, desenvolve um projeto junto aos presos temporários e em execução de pena na Delegacia de Polícia da cidade. O chamado Projeto Crochê, desenvolvido pela advogada Izaura Aparecida Tomaroli Varella, diretora de Direitos Humanos e Cidadania da OAB Cianorte, teve início em 2010 e vem sendo desenvolvido com colaboração da comunidade e carcereiros, e consiste na confecção de tapetes e bonés de crochê realizada pelos detentos, homens e mulheres. Com relatórios mensais que são enviados para Ministério Público, Vara Criminal e a Delegacia, o trabalho dos detentos no projeto conta para remição de pena, quando solicitada junto ao Juízo de Execução. O material produzido é encaminhado para um Bazar Beneficente Permanente da entidade Rainha da Paz, onde é vendido.
A advogada faz o acompanhamento mensal do projeto, leva o material, doado ou adquirido com recursos provenientes de pena pecunária destinada à entidade parceira, os modelos para confecção, faz o controle de qualidade e recolhe a média de 30 produtos por mês. Conforme Izaura Varella a seleção dos participantes no programa é voluntária, daqueles que se adaptam ou não à atividade. “É uma atividade que leva à reflexão. Quando comecei a advogar passei a observar o abandono absoluto daquelas pessoas que estão na delegacia, a pobreza humana, e ainda desocupados”, conta a advogada. “São pessoas que cometeram crimes e estão ali por que merecem. Mas quem quer voltar para sociedade se agarra no projeto. É uma atividade que exige dedicação e mantém a mente ocupada”, observou.
Izaura Varella começou o projeto, de forma voluntária por meio da Pastoral Carcerária, há cerca de 10 anos. Somente em 2010 formalizou o Projeto Crochê, com os relatório mensais e controle de qualidade mais rigoroso, para contribuir de forma automática na remição de pena dos participantes. Segundo a advogada cerca de 20 a 30 presos participam voluntariamente do projeto, atualmente.
Foto: Irmã Benigna Nazari do Bazar Beneficente com o material do Projeto Crochê – OAB Cianorte

