Projeto “Diálogos com a sociedade” vai debater mobilidade urbana

A OAB Paraná sedia no próximo dia 10 de junho, às 19h30, um debate com a sociedade acerca dos mais variados aspectos dos Direitos Humanos. O evento integra o Projeto "Direitos Humanos: Diálogos com a sociedade", uma iniciativa conjunta da Seccional com o Centro de Estudos Professor Dotti, a Federação Israelita do Paraná e a B’naiB’rith, que nesta primeira edição terá a participação do arquiteto e urbanista Jaime Lerner. O ex-governador do Paraná irá ministrar a palestra “Mobilidade Urbana”. A entrada é franca.

O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, destaca que a importância do tema justifica sua escolha para abrir as palestras que irão compor os Diálogos com a Sociedade. “A tradição da OAB em defesa dos Direitos Humanos vem da década de 1930, quando a entidade lutou em favor da integridade dos presos políticos no Estado Novo. Mas é importante ressaltar que a defesa dos Direitos Humanos vai muito além do problema prisional, englobando inúmeros setores da sociedade”, afirma.

“Não por acaso, a Ordem dos Advogados mantém comissão específica para tratar dos Direitos Humanos, na qual de destaca o Projeto OAB Cidadania, já premiado nacionalmente. Outras comissões trabalham com o tema, como a Comissão da Criança e do Adolescente, a Comissão de Acessibilidade, a Comissão de Direito à Saúde, a Comissão de Política sobre Drogas e a Comissão de Direito Ambiental, entre outras. A mobilidade urbana também se insere neste contexto, ela que é objeto da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade", explica Breda.

“Depois de 53 anos de exercício diuturno da advocacia e 32 de magistério efetivo na Universidade Federal do Paraná, tenho a obrigação humana e social, pelo muito que recebi na vida, de contribuir para a análise e discussão de problemas de natureza humana e social que afetam a cidadania e a dignidade da pessoa humana, valores que, entre outros, constituem fundamentos da República como declara o primeiro artigo da Constituição”, afirma o jurista René Ariel Dotti, presidente do Centro de Estudos Professor Dotti.

Jaime Lerner é arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), presidiu a União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. Foi três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná. Recebeu diversos prêmios e títulos internacionais, com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportantion, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, além do Prêmio Volvo Environment Prize 2004.

Em 2010 foi indicado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo e em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável e recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forumatthe OECD. Seu escritório (JLAA) desenvolve projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife; Luanda (Angola); David (Panamá); Durango, Oaxaca e Mazatlán (México); Santiago de Los Caballeros (Republica Dominicana), entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *