Promoção de direitos e acolhimento de centenas de refugiados e migrantes marca programação do projeto MigrAção

A promoção de direitos marcou o projeto MigrAção, realizado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná no último sábado (22), na Praça Santos Andrade. A seccional paranaense contabilizou 380 atendimentos a migrantes e refugiados ao longo do evento.

A iniciativa foi realizada em parceria com diversas instituições e órgãos públicos, entre eles a ONU Migração, a Polícia Federal, a Polícia Civil e o Instituto de Identificação,  a Secretaria de Estado da Justiça (Seju), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a Secretaria de Saúde do Município de Curitiba e entidades de apoio a migrantes e refugiados do Paraná.

“O grande êxito do evento, além do número expressivo de pessoas acolhidas, foi a participação ativa e conjunta de todos os atores envolvidos nesse projeto. Era isso que buscávamos e foi isso que atingimos”, avaliou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Anderson Rodrigues Ferreira.

O projeto MigrAção permitiu que o público esclarecesse dúvidas sobre diversos assuntos, como por exemplo benefícios assistenciais, direitos e deveres, proteção à mulher, ao idoso e às crianças, e orientação acerca da regularização de documentos. O evento contou ainda com apresentação cultural e a participação dos migrantes em uma feira de empreendedorismo. “O atendimento público, coletivo e gratuito permitiu, por exemplo, que muitos migrantes obtivessem seu primeiro documento oficial no Brasil”, pontuou Ferreira.

Confira mais registros do evento no Flickr da OAB Paraná.

 

 

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão