O presidente da OAB Guarapuava, Marcos Antonio Maier Carvalho, foi reconduzido ao cargo na noite desta quarta-feira (16/3), em solenidade marcada por homenagens à advogada Edni de Andrade Arruda, a primeira advogada do Paraná a se tornar conselheira federal da OAB.
Com Carvalho, também tomaram posse a vice-presidente Maria Cecília de Oliveira Saldanha, a secretária-geral Andréia Oliveira Mariotti Nunes, o secretário adjunto Milton Korzune e o tesoureiro Airton João Penteado.
O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, e os conselheiros federais Cássio Lisandro Telles e Flávio Pansieri estiveram presentes à cerimônia, que foi prestigiada também pela secretária-geral da seccional, Marilena Winter; pelo secretário-geral adjunto, Alexandre de Quadros; pelo tesoureiro, Fabiano Augusto Piazza Baracat, pelo diretor da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Fernando Estevão Deneka; por conselheiros estaduais, presidentes de subseções e outras autoridades.
Em tom de agradecimento, o presidente da Subseção afirmou que assumir novamente a presidência é motivo de honra, e ao mesmo tempo um grande desafio. “Honra porque recebemos dos colegas advogados e advogadas, e aí falo em nome dos demais membros da Diretoria e Conselho, a confiança para representá-los e guiar a instituição nos próximos três anos. E é, ao mesmo tempo, um grande desafio porque o papel da OAB ultrapassa os limites da instituição e assume compromisso com a defesa da sociedade e do estado democrático de direito”.
“Estatutariamente, a Ordem possui uma missão institucional, de defesa da Constituição, das instituições, das leis, do estado democrático de direito, sem, no entanto, descuidar da classe que representa. Sendo assim, nossa prioridade é o fortalecimento da advocacia, que se traduz no respeito às suas prerrogativas profissionais. Fortalecer a advocacia é fortalecer a Justiça. Um depende do outro. No final, é a cidadania quem se beneficia desse elo”, sustentou Carvalho.
Pioneirismo
Todos os presentes emocionaram-se com as homenagens a Edni, advogada cuja vida tem sido marcada pelo pioneirismo. Formada pela UFPR e inscrita nos quadros da Ordem desde 1969, ela se tornou a primeira advogada de Guarapuava. Entre 2001 e 2006, foi também a primeira e única presidente da subseção. Atuou como conselheira Seccional por três gestões.
A conselheira estadual Kellen Vanessa Kaminski Rodrigues de França reconheceu com eloquência o trabalho que Edni tem feito da advocacia em seus 47 anos de atuação. “Honra-nos ter acompanhado sua luta pela elevação de nossa comarca à entrância final, pela implantação de diversas novas varas, pela construção do novo Fórum Estadual, bem como por ser a nossa voz nos eventos institucionais de nossa cidade. Honra-nos trabalhar com uma advogada nobre e generosa, que mantém o brilho nos olhos e o desejo enorme de impulsionar e estimular os colegas a participar da Ordem – sua maior paixão – como forma de confirmar a longevidade espiritual que a advocacia nos oferece”, afirmou Kellen.
A conselheira estadual lembrou que a nomeação e Edni para o Conselho Federal ocorre exatamente neste ano de valorização da mulher advogada por parte da OAB. “É um momento histórico, que nos dá uma sensação nobre de orgulho da nossa conselheira federal! Doutora Edni, receba todas as honras. Saiba que essa nova função é fruto do seu merecimento e esteja certa de que esse é o sentimento de toda a advocacia guarapuavana e paranaense!”, completou Kellen.
A homenageada diz que seu grande interesse é trabalhar nos processos disciplinares, dada sua experiência com o assunto. E, sobre o novo desafio, declara: “Não é espantoso eu ser a primeira advogada do Paraná a integrar o Conselho Federal. O espantoso é que até hoje ninguém tenha sido. Sinto grande responsabilidade porque estou levando comigo centenas de advogadas do Paraná”, diz.
A subseção de Guarapuava reúne 729 advogados ativos. Além de Guarapuava, eles atuam em Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Turvo.