Reunião Aberta marca início dos trabalhos da Comissão da Mulher Advogada

Um debate acerca da consolidação do espaço da mulher no Direito deu o tom da “I Reunião Aberta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná”, realizada nesta sexta-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A reunião teve participação expressiva de advogadas de Curitiba e região, que trouxeram às discussões assuntos de interesse da mulher advogada, expondo suas opiniões e sugestões.

O evento teve início com a posse das novas integrantes da Comissão da Mulher Advogada. Presidida pela advogada Daniela Ballão Ernlund, a comissão deverá atuar em questões importantes ligadas à valorização da advogada, defesa de suas prerrogativas, valorização da capacidade técnica da  profissional da advocacia e integração entre as profissionais da capital e do interior.

Confira a composição da Comissão da Mulher Advogada

O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, afirmou que a Comissão da Mulher Advogada marca o que a diretoria busca para o futuro da entidade: o estímulo à participação da mulher no dia a dia da OAB. “É um dever estimularmos, franquearmos e até cobrarmos, de certa forma, um engajamento cada vez maior das mulheres nos debates. Fiz questão que a primeira comissão que eu nomeasse fosse presidida por uma mulher. Nomeamos então a advogada Sabrina Fadel Becue para presidir a Comissão de Advogados Iniciantes. A advogada Priscilla Placha Sá será a primeira mulher a presidir a Comissão de Direito Criminal da Seccional”, disse.

“Tenho dito que ao convidar, cada vez mais, as mulheres para participarem das atividades da Ordem, o fazemos em nome do engrandecimento e do fortalecimento da entidade”, afirmou Breda. O presidente da Seccional explicou que o formato da reunião, aberta a toda categoria, será frequente na nova gestão. “Esta foi a primeira reunião aberta para que toda a advocacia paranaense participe, dando sugestões e críticas, abrindo, assim, as portas da Seccional para aumentar a interlocução com a classe. Este primeiro encontro marca uma nova postura em relação à classe”, disse.

Os projetos de trabalho da Comissão da Mulher Advogada para a gestão 2013/2015, o histórico de atuação e as metas da Comissão da Mulher Advogada foram apresentados pela vice-presidente da comissão, a advogada Graciela Marins,  e pela secretária da comissão, Andréa Gomes. “Estamos abertas a ideias e sugestões para trabalhar e levar ao mundo dos fatos as nossas ideias”, disse Graciela Marins.      

Confira entrevista com a advogada Daniela Ballão sobre a condução dos trabalhos da Comissão  da Mulher

A secretária-geral adjunta da Seccional, Iverly Antiqueira Dias Ferreira, ressaltou  a força da mulher. “Somos vencedoras e o que nos propomos a fazer, fazemos bem feito”. A advogada destacou o trabalho realizado pela ex-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Sandra Lia Bazzo Barwinski, lembrando da questão do enfrentamento da violência contra a mulher e da valorização intelectual da advogada. “Tenho certeza que venceremos todos os paradigmas e obstáculos que ainda existem”, disse Iverly.

O encontro contou também com a participação do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, José Augusto Araújo de Noronha; da secretária-geral da CAA-PR, Maria Regina Zarate Nissel; da ouvidora da OAB Paraná, Maria Helena Kuss, além de conselheiras estaduais, presidentes de comissões e advogadas de Curitiba e Região Metropolitana.

Homenagem

A ex-presidente da Comissão da Mulher Advogada,  Sandra Lia Bazzo Barwinski,  foi homenageada pela dedicação e comprometimento com as causas defendidas pela OAB Paraná, por meio da comissão. “Exemplo de dedicação, Sandra Lia nos mostrou a importância de unir forças para atingirmos um objetivo maior”, disse Daniela Ballão.

Emocionada, Sandra Lia falou sobre a bem-sucedida experiência da última gestão, destacando a participação da Seccional no combate à violência contra a mulher. “O tema teve um destaque social muito grande. Partindo da nossa experiência, o presidente Breda teve a ideia de destacar da Comissão da Mulher Advogada uma nova comissão, a Comissão de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher”, explicou Sandra Lia, que presidirá a nova comissão.

Participação

A advogada Claudia Nissel, colega de faculdade de algumas das integrantes da Comissão da Mulher Advogada, veio prestigiar a reunião aberta. “O trabalho realizado pela OAB Paraná, por meio da comissão, é muito importante dentro da sociedade”, afirmou Claudia, que vem acompanhando os trabalhos e pretende participar das reuniões sempre que possível.

Com um ano de exercício de profissão, a advogada Thainá Cavalcanti relatou durante o encontro algumas dificuldades que enfrenta por ser mulher e sugeriu um trabalho em parceria das comissões da Mulher Advogada e dos Advogados Iniciantes na defesa da mulher advogada iniciante. “Já fui discriminada em algumas ocasiões, não por ser jovem, mas por ser mulher. A mulher advogada iniciante passa por dificuldades”, contou.

Saionara de Paula, que começou a advogar efetivamente há pouco mais de dois anos, planeja contribuir para os projetos da Comissão da Mulher Advogada. “Achei a reunião muito boa, pretendo participar das próximas. Quero conhecer melhor os projetos para ajudar de alguma forma”, disse a advogada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *