A reunião mensal da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná teve dois momentos importantes na manhã desta segunda-feira (27), além de tratar das questões pertinentes ao trabalho da Comissão. Foi feita uma homenagem ao advogado Milton Luiz Pereira, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), falecido no último dia 15 em Curitiba, e uma palestra com o desembargador e ex-secretário de Justiça, Edson Luiz Vidal. O desembargador Guido Döbelli também participou da reunião.
Um do filhos do ex-ministro, o advogado Marcus Vinícius Tadeu Pereira, membro da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, participou da reunião na manhã desta segunda-feira e ouviu o depoimentos de vários advogados que foram alunos ou trabalharam com Milton Luiz Pereira. Por iniciativa da vice-presidente da Comissão, a advogada Isabel Mendes Kugler, a Comissão vai doar para a Biblioteca do Advogado da Seccional o exemplar da revista do STJ “Coletânea de Julgados e Momentos Jurídicos dos Magistrados no TFR e STJ – Homenagem 44 – Milton Luiz Pereira”. Com 245 páginas, o periódico é dedicado ao ex-ministro, onde é contada sua trajetória, com textos de acórdãos e decisões assinadas por Milton Luiz Pereira. Após os depoimentos, Marcus disse que é reconfortante ouvir de diferentes pessoas esse reconhecimento. “Passado o choque inicial, em nome dos meus irmãos, posso dizer que é muito valioso para nós todas essas homenagens. Ainda mais desta Comissão em especial, da qual participei por tantos anos, e meu pai também sempre teve uma grande consideração pelos direitos humanos”, declarou Marcus Pereira.
Os desembargadores Edson Vidal e Guido Döbelli também endossaram a homenagem prestada e ressaltaram o homem público íntegro que foi Milton Luiz Pereira. Na sequência, o desembargador Vidal fez uma palestra sobre o tema: “Experiência junto à Suprema Corte dos Estados Unidos”, onde relatou sua experiência e comparou situações entre o Brasil e EUA.
O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, não pode comparecer à reunião devido aos compromissos em subseções no interior do Paraná. Também o presidente da Comissão de Direitos Humanos, o advogado e secretário-geral da Seccional, Juliano Breda, justificou a ausência em virtude de compromissos em Brasília.
Foto: Da esquerda pra direita: Guilherme Rittel, membro da Comissão de DH; desembargador Guido Döbelli; a vice-presidente da Comissão, Isabel Mendes; o desembargador Edson Luiz Vidal; a integrante da Comissão, Elizabeth Subtil e o advogado Marcus Vinicius Tadeu Pereira

