Com o objetivo de discutir os serviços de saúde e a legalidade da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS), as Comissões de Gestão Pública e Controle da Administração e de Direito à Saúde da OAB Paraná realizaram reunião técnica para debater o assunto na manhã desta sexta-feira (28). O presidente da Comissão de Gestão Pública, Luciano Reis, abriu a reunião destacando a importância do tema. A advogada Andressa Jarletti representou a Comissão de Direito à Saúde, ressaltando a complexidade dos assuntos relacionados à área. Representantes dos municípios de Chopinzinho e Prudentópolis também estiveram presentes ao debate.
O diretor geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES), Gustavo Justo Schulz, destacou as ações da FEAES no âmbito municipal, e explicou como a fundação estatal de direito privado no âmbito da cidade de Curitiba tem conseguido manter serviços médicos para população da capital. Entre as ações, Schulz destacou a redução da fila para exames de Raio X para população, a administração do Hospital do Idoso, além de garantir a contratação de funcionários para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A advogada Ana Paula Pavelski, do Sindicato dos Médicos do Paraná, disse que a preocupação da categoria é a criação de instituições como forma de mascarar as contratações, por isso deve-se ter cuidado no sistema de contratação. O evento ainda contou com participação do assessor jurídico da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, Carlos Lorga, e do advogado Fernando Borges Mânica.
Reunião debateu legalidade da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do PR

