Roberto Busato recebeu condecoração do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul

O advogado Roberto Busato, ex-presidente do Conselho Federal da OAB, presidente da Comissão de Relações Internacionais do CFOAB e presidente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (COADEM), recebeu nesta sexta-feira (27) a medalha Rosalba. A entrega da condecoração de nível internacional do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul (TPR) para pessoas beneméritas da integração regional e da solução pacífica de controvérsias aconteceu no final da sessão do Conselho Pleno da OAB Paraná, nesta sexta-feira (27). Além de Busato, a medalha também foi entregue para a professora da Universidade de São Paulo (USP), Maristela Bastos. O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, fez a entrega das medalhas.

Segundo o professor e árbitro titular do TPR, advogado Jorge Fontoura, a indicação do advogado Roberto Busato para receber a medalha se deu pela personalidade internacional e trabalho do advogado levando a experiência “republicana e democrática da Ordem dos Advogados do Brasil às associações de advogados dos países vizinhos”, comentou Fontoura.

O nome Rosalba vem da casa histórica onde se encontra o prédio do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, em Assunção no Paraguai, conhecida como “Villa Rosalba”. A condecoração é entregue desde 2013 para pessoas que se destacam na integração regional. A primeira medalha foi entregue para o Santiago Deluca, no dia 22/05/13. Os ministros Celso Amorin e Ellen Gracie também já foram condecorados com a honraria.

Roberto Busato lembrou que a criação do COADEM tem seus "gens na OAB Paraná". "Quando a proposta de criação foi levada ao Conselho Federal, não tinham interesse e  nem sabiam bem o que seria. E acabamos ficando responsáveis pela criação desse Conselho”, comentou.  “Recebo a homenagem em nome da advocacia paranaense”, afirmou Busato.

A professora Maristela Bastos agradeceu a honraria e dedicou a medalha a colegas que batalharam pela criação do Mercosul. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *