A atual vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, foi eleita, na quarta-feira (5), para a presidência do Tribunal, no período de dezembro de 2011 a dezembro de 2013. Juntamente com Rosemarie Pimpão, foram eleitos os desembargadores Altino Pedrozo dos Santos, para vice-presidente, e Dirceu Buyz Pinto Júnior, para corregedor regional. A cerimônia de posse será no dia 1º de dezembro, às 19 horas.
Nova diretoria
A desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão é natural de Imbituva (PR). Formada em Direito pela UFPR, especialista em Direito Constitucional do Trabalho, Direito Administrativo e em Economia do Trabalho, ingressou na magistratura em 1982, tendo instalado as Varas do Trabalho, então Juntas de Conciliação e Julgamento, de Paranavaí e de Foz do Iguaçu. Também atuou nas Unidades Judiciárias de Paranaguá e 8ª de Curitiba. No TRT desde 1996, foi presidente da 4ª, 3ª e 2ª Turmas do Tribunal e diretora da Escola Judicial, tendo sido eleita para a vice-presidência no biênio 2009/2011.
Paulista de Tanabi, o desembargador Altino Pedrozo dos Santos ingressou na Justiça do Trabalho em 1988. Foi juiz presidente das então Juntas de Conciliação e Julgamento de Toledo, 2ª de Londrina e 3ª e 18ª de Curitiba. Em 1998, foi promovido, por merecimento, para o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Foi juiz convocado pelo Tribunal Superior do Trabalho, de agosto de 2000 a dezembro de 2002 e de fevereiro de 2004 a fevereiro de 2006. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na gestão 2007/2009. É especialista em Direito pela Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha. Em sua carreira, também atuou como advogado, de 1976 a 1988, assessor técnico e jurídico da Câmara Municipal de Goioerê, de 1977 a 1979, e assessor Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertanópolis, Paraná, de 1981 a 1988. Foi professor concursado de Prática de Processo Civil na Universidade Estadual de Londrina, de 1986 a 1990.
O futuro corregedor regional do Trabalho é natural de Porto Alegre (RS). O desembargador Dirceu Buyz Pinto Júnior Ingressou no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná em 1977 como servidor. Em 1987, tomou posse como juiz substituto, e em 1989 foi promovido, por antiguidade, a juiz titular da recém inaugurada Junta de Conciliação e Julgamento de Campo Mourão. Também foi juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de Curitiba. Em agosto de 2000, foi promovido, também por antiguidade, para o TRT-PR. Foi, por duas vezes, presidente da 5ª Turma e atualmente é o presidente da Seção Especializada e ouvidor da Justiça do Trabalho do Paraná. É mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também atuou como professor substituto. Atualmente, é professor de Direito do Trabalho na Unicuritiba (licenciado) e da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Ematra).
Foto: A nova diretoria do TRT, o desembargador Altino dos Santos, a desembargadora Rosemarie Pimpão e o desembargador Dirceu Buyz Pinto Júnior
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT 9ª Região