Sala da OAB no Fórum Cível não pode protocolar processos

Sala da OAB no Fórum Cível não pode protocolar processos

 

Os funcionários da Sala da OAB no Fórum Cível de Curitiba não estão autorizados a protocolar processos e petições. Esta é uma atribuição exclusiva dos cartórios de 1.ª instância de todas as comarcas. Os advogados que atuam em outras cidades e necessitam ingressar com a documentação nas varas da capital devem utilizar o Protocolo Judicial Integrado, serviço disponível nos cartórios do interior.

Não é possível encaminhar os processos para a Sala de OAB, mesmo por fax, pois os funcionários da Ordem não têm a atribuição nem a responsabilidade de fazer o registro. Segundo o diretor-tesoureiro da OAB-PR, Manoel Cachenski Daher, o alerta se faz necessário porque têm sido numerosos os casos de advogados que insistem em utilizar os serviços da OAB, na expectativa de que os funcionários façam o protocolo. “O protocolo não é da Ordem, mas do Tribunal de Justiça”, afirma Manoel Daher. Segundo ele, os advogados que insistem em encaminhar processos para a OAB correm o risco de perder prazos.

A Seccional Paraná mantém salas em fóruns de várias comarcas para prestar atendimento aos advogados em serviços básicos, facilitando a emissão de guias de recolhimento e disponibilizando linhas telefônicas e fax. “Não realizamos nenhum tipo de serviço envolvendo o protocolo da Justiça”, adverte Anirce Teixeira Morikawa, funcionária da OAB no Fórum Cível de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *