A OAB Paraná está atuando na capacitação dos advogados para se adaptarem ao Processo Eletrônico. Na noite da segunda-feira (4), mais de 200 profissionais assistiram a palestra do vice-presidente da Comissão de Informatização do Poder Judiciário da OAB Paraná, José Ricardo Cavalcanti Albuquerque, no auditório da Seccional.
Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) implantou um projeto piloto de processo eletrônico nos Juizados Especiais, chamado Projudi, já presente em 30 Comarcas do Estado e, que no futuro deve chegar à Justiça comum. Inserir documentos é uma das vantagens do sistema eletrônico.
“A informatização da Justiça é um caminho sem volta, que representa uma economia financeira e ambiental enorme. Agiliza muito o trabalho do advogado que não precisa se locomover até os fóruns. Os advogados estão bastante receptivos a esta novidade, mas ainda existem muitas dúvidas. Por isso estamos trabalhando na capacitação”, comentou Albuquerque. Durante a palestra, o advogado falou sobre a lei do Processo Eletrônico nº 11.419/2006, seus reflexos na prática da advocacia e respondeu perguntas do público presente.
José Ricardo lembra que os advogados têm que adquirir os meios tecnológicos para trabalhar dentro do novo sistema e que a certificação digital é obrigatória, pois credencia o advogado a atuarem com os sistemas eletrônicos.

