A partir desta quinta-feira (14) o prédio sede da OAB Paraná, em Curitiba, vai receber iluminação cor-de-rosa, cor que simboliza a luta contra o câncer de mama. A iluminação especial do prédio representa a adesão da OAB Paraná e da Caixa dos Advogados da Seccional à campanha mundial conhecida como “Outubro Rosa”. A adesão à campanha foi motivada pela Comissão da Mulher Advogada da Seccional, presidida pela advogada Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski. A campanha mundial conhecida como “Outubro Rosa”, tem como objetivo alertar a sociedade sobre a atual realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce para o combate à doença. “Mamografia: agora é lei!” foi o tema escolhido para 2010, visando a implementação da Lei 11.664, de 29/04/2009, que garante o acesso à mamografia por mulheres acima de 40 anos.
Além da iluminação na sede da Seccional, que poderá ser observada a noite até o dia 27 de outubro, a Comissão da Mulher Advogada programou atividades nos fóruns de Curitiba, no dia 26 de outubro, das 13 às 15 horas, com a divulgação de panfletos informativos com medidas de prevenção e autocuidado, e palestras no dia 27 de outubro, a partir das 19 horas, na sede da OAB Paraná, com o mastologista Vinicius Milani Budel e a advogada Valéria Cássia Lopes. “As atividade nos Fóruns vão acontecer no Fórum Cível, na sede da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal. Vamos distribuir folders, a fitinha rosa que representa a luta contra o câncer e a Associação das Amigas da Mama vai levar a Amiga Mama, boneca que ajuda no trabalho de sensibilização sobre a doença” comentou a presidente da Comissão da Seccional. Esta é a primeira vez que a OAB Paraná e a Caixa dos Advogados, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada, participam do movimento, aderindo à iniciativa da FEMAMA, através da Associação Amigas da Mama do Paraná, e do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL) que representa a FEMAMA no Paraná.
A adesão à campanha também está sendo incentivada nas subseções da OAB no Paraná. Na OAB Londrina, a Comissão da Mulher Advogada já aderiu. No próximo sábado (16), membros da Comissão farão palestras sobre os direitos regulamentados das portadoras de câncer na Casa Fabiano de Cristo; no dia 27 a palestra será na Paróquia Coração de Maria e no dia 30 no Jardim Franciscado. No dia 23 de outubro a subseção participa da Caminhada Rosa, com saída da Concha Acústica.
O “Outubro Rosa” teve início em 1977, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, Estados Unidos, tendo como objetivo a conscientização da sociedade sobre os perigos do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce para ampliar a possibilidade de cura da doença. Inicialmente, o projeto consistia na iluminação de monumentos históricos, mas ultrapassou fronteiras e hoje, além de iluminar pontos turísticos das principais cidades do mundo, agrega uma série de ações em busca da conscientização das mulheres. No Paraná, o movimento teve início em 2005. Em 2008, o Teatro Ópera de Arame, em Curitiba, foi iluminado de cor-de-rosa pela primeira vez, seguindo diretrizes da FEMAMA. Em 2009, foi a vez do Jardim Botânico, do Paço da Liberdade e da torre da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) serem iluminados. A iluminação cor-de-rosa na lateral e frente da sede da Seccional será ianugurada nesta quinta-feira (14) a partir das 18h30.

