Seccional recebe ativistas do movimento Frente Acorda Cultura

O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, e o presidente da Comissão de Assuntos Culturais, Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, se reuniram nesta sexta-feira (27) com integrantes da “Frente Acorda Cultura”. Na ocasião foi debatida a atual conjuntura da Gestão Municipal e Estadual de Cultura. “A Frente agradece a disposição da OAB por compreender o momento político da Cultura e a sensibilidade de receber o Movimento Cultura, demonstrando preocupação em fortalecer o caráter democrático da relação entre Movimento social e poder público”, frisou um dos ativistas do movimento, João Paulo Mehl. 
 
A Frente Acorda Cultura é um movimento social formado em novembro de 2014, diante de reivindicações dos agentes artísticos e culturais no que se refere a políticas públicas de qualidade, tanto em Curitiba como no Paraná. Desde então, a Frente vem se consolidando como instrumento de pressão, avaliação e formulação propostas, tendo realizado um conjunto de ações, entre elas um manifesto com mais de 2 mil adesões reivindicando uma gestão mais qualificada na Fundação Cultural de Curitiba. Também realizou várias reuniões e plenárias com o movimento cultural local, que culminaram com um protesto em frente à Prefeitura de Curitiba, e um posterior encontro com o Prefeito Gustavo Fruet.

Já em janeiro, após o anúncio feito pelo governador Beto Richa de cortes de R$ 30 milhões em um programa de incentivo recém lançado pela Secretaria de Estado de Cultura, a Frente convocou artistas e produtores, que se manifestaram com grande impacto em toda a sociedade curitibana e paranaense. No atual momento, inicia o Ciclo de Debates “Estado, Cultura e Sociedade”, que será realizado durante o primeiro semestre de 2015 com diversas personalidades e pesquisadores dos Campos das Artes e das Culturas. Saiba mais em http://acordaculturacuritiba.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *